Salão de Artes dos Químicos do ABC

Arte Quim

Exposição: Arte em Recorte

De 22/07/2016 à 26/08/2016

De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na sede central do Sindicato e nas Regionais Diadema e SBC

O Espaço Artequim apresenta nesta exposição obras de Marilene Lopes. “Para mim, a ARTE não tem limites”, diz.

Formada em Artes Cênicas pela Fundação Brasileira de Teatro, em Brasília, Marilene criou figurinos para peças de Teatro, tendo sido premiada em 1991 com o Prêmio APAC de melhor figurino para o texto “A Lenda do Piuí”.  Mudou-se para São Paulo em 1997 e, desde 2002 produz, por hobby, trabalhos na área de Artes Visuais. Em 2013 começa a produzir trabalhos em recortes, tendo como referência as animações de Michel Ocelot e o livro “Dentelle au Papier”.

A artista trabalha os recortes em papel preto e os sobrepõe a papel vermelho. Assim como o escultor elimina o excesso da pedra, fazendo emergir a figura adormecida, a artista cria paisagens a partir de recortes em papel. O processo criativo tem como fundamento a técnica de renda em papel. Nesta técnica, é importante observar como os elementos da composição se interligam formando o todo sem serem colados.

As imagens são construídas através de vazamentos e ressaltadas pelo contraste de cores. A figura e o fundo são independentes, porém se completam ao serem sobrepostos. A poética da artista não se encerra na elaboração da imagem através de cortes precisos, pretende aguçar o olhar do expectador para o que há além do vazio.

Nidy Oliveira - Curadora

MARILENE LOPES - cel: 9 82064782 - e-mail: artmari1@msn.com

Compartilhar com:

Enviar:

Imprimir:



Conheça outros Artequim


Exposição Leveza da Sublimação

Exposição Leveza da Sublimação



Veja Mais...