Paralisação na Colgate garante renovação do acordo de jornada 6x3

Notícia

Paralisação na Colgate garante renovação do acordo de jornada 6x3

05/02/2019 às 16:25

Vitória da mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras no chão da fábrica. Parabéns!

Assembleia seguida de duas horas de paralisação dos trabalhadores e trabalhadoras da empresa Colgate Palmolive, em Sao Bernardo, na manhã desta tera-feira 05/02, garantiu a renovação do acordo de jornada 6x3 por mais dois anos. A jornada 6x3 é uma antiga conquista, fruto da mobilização histórica da categoria naquela fábrica.

Há tempos a empresa vinha querendo acabar com a jornada de 6x3 e apresentou ao Sindicato e ao SUR a proposta de jornada 6x2. O Sindicato levou a proposta para avaliação dos trabalhadores, que foi rejeitada na assembleia de hoje e decidida a paralisação por tempo indeterminado.

"Com a mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras, a empresa recuou e aceitou a renovação do acordo 6x3, inclusive assinando o documento. Parabéns à categoria!", comemora o coordenador da Regional São Bernardo do Sindicato, Tonhão (foto abaixo). 

Acaso homenageia o guerreiro Agenor Narciso

Essa vitória chega dias após a triste notícia do falecimento do ex-presidente do Sindicato, Agenor Narciso, que foi empregado na Colgate, na época  chamada Fontoura Wyeth (Kolynos), e liderou greves históricas por melhores salários e condições de trabalho ao final dos anos 80. 

Luta faz a lei

É a segunda vitória seguida da categoria garantindo jornada menor de trabalho. Os trabalhadores e trabalhadoras da BASF Demarchi também conseguiram renovar o acordo de jornada 6x3 com 36 horas e 36 minutos/semanais.

Acompanhe no vídeo abaixo o momento que Tonhão lê a proposta de acordo e coloca em votação a renovação da jornada 6x3 por mais dois anos.