Secretaria de Saúde do Sindicato participa do 12º Encontro da Rede Viva Vida

Notícia

Secretaria de Saúde do Sindicato participa do 12º Encontro da Rede Viva Vida

26/11/2018 às 19:43

Atividade aconteceu em Florianópolis e reuniu sindicalistas e monitores do Projeto de sete países

O secretário de Saúde do Sindicato, Paulo Sérgio Lima, participou do 12º Encontro Internacional da Rede Vida Viva, realizado de 23 a 25 de novembro, em Florianópolis (SC). Da região do ABC, além da categoria química, também participaram líderes do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Sindicalistas e monitores do Projeto de sete diferentes países estiveram presentes às discussões: Brasil, Colômbia, Moçambique, Espanha, Índia e Alemanha.

Há mais de dez anos a Secretaria de Saúde do Sindicato aplica na categoria química do ABC a ferramenta Raio, da Rede Viva Vida. O Raio (Recurso Áudio Visual Interativo) busca romper o silêncio do trabalhador, provocando uma reflexão sobre sua qualidade de vida e trabalho.  

Com didática simples, esse recurso formativo possibilita indagações e debates imediatos sobre a tríade Vida, Saúde e Trabalho. A cada aplicação do Raio pelos monitores, os participantes poderão vivenciar situações, trazendo o seu sentir, o seu saber e o seu pensar, para que depois o grupo todo construa propostas concretas de ações.

Com o Raio, a Rede Vida Viva propõe um novo caminho: a criação de espaços em que o próprio trabalhador(a), a partir da sua experiência, construa junto ao sindicato ações para transformar a situação em que vive.