TV Químicos ABC

Lula: "Este país será o que queremos se conseguirmos garantir a democracia"

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravou um vídeo sobre os 50 anos do golpe militar no Brasil. Em sua mensagem, ele lembra que que aquele momento histórico "suspendeu nosso regime democrático, revogou liberdades essenciais, prendeu milhares de militantes políticos e fez com que outros tantos tivessem que sair do país".

Lula ressalta que as lembranças da ditadura devem servir para valorizarmos "ainda mais o período democrático que o Brasil vive hoje". Apenas em períodos de democracia "trabalhadores, mulheres, todos os segmentos sociais podem chegar ao poder pois têm o pleno direito de expressão e manifestação", afirma o ex-presidente.

Vídeo: Ricardo Stuckert/Instituto Lula


Todos os vídeos


  • Do pão à organização - Campanha Plebiscito pela Constituinte 2014

    Do pão à organização - Campanha Plebiscito pela Constituinte 2014

    Vídeo nacional de divulgação do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político, produzido de forma independente e sem financiamento privado. SAIBA MAIS: http://www.plebiscitoconstituinte.org.br

  • Saúde e Segurança: audiência pública realizada no dia 28 de Abril

    Saúde e Segurança: audiência pública realizada no dia 28 de Abril

    Video produzido pelo Sindicato dos Químicos de São Paulo sobre a audiência pública realizada na Assembleia Legislativa no dia 28 de abril- Dia em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho

  • 1º Encontro de Juventude do Sindicato dos Químicos do ABC

    1º Encontro de Juventude do Sindicato dos Químicos do ABC

    Atividade realizada dias 12 e 13 de abril de 2014, em Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo, apontou ações para integrar os jovens na luta por melhores condições de trabalho e mais acesso à educação

  • Seminário Internacional Químicos do ABC Químicos da França

    Seminário Internacional Químicos do ABC Químicos da França

    Seminário Internacional Estratégia Sindical Comparada sobre Desenvolvimento Sustentável realizado pela parceria Sindicato dos Químicos do ABC e Federação de Química e Energia da Confederação Francesa Democrática do Trabalho (CFDT-CE). 26 e 27 de fevereiro de 2014 - Santo André.

  • Comunicação: intercâmbio sindical com SUNCA Uruguai

    Comunicação: intercâmbio sindical com SUNCA Uruguai

    Os sindicalistas Iván Hafliger e Javier Diaz do SUNCA (Sindicato Único Nacional da Construção e Afins) do Uruguai visitaram os estúdios da Rádio Brasil Atual, em São Paulo.

  • 30 anos do MST

    30 anos do MST

    Publicado em 12/02/2014 Em 2014, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra comemora 30 anos, durante o 6º Congresso Nacional do Movimento, em Brasília. O vídeo relembra a jornada de lutas.

  • Gilberto Carvalho : Copa do Mundo é um ótimo negócio para o povo brasileiro

    Gilberto Carvalho : Copa do Mundo é um ótimo negócio para o povo brasileiro

    O Ministro Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República visitou o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Falou da importância de ouvir os jovens e dos rumos do país.

  • Ditadura Militar: 50 anos após o golpe, sindicalistas serão homenageados por luta contra a repressão

    Ditadura Militar: 50 anos após o golpe, sindicalistas serão homenageados por luta contra a repressão

    Dia 1º de fevereiro, mais de 400 trabalhadores serão homenageados no ato "Unidos, Jamais Vencidos" por lutar contra a ditadura militar . Conheça alguns dos homenageados.

  • Diretas Já: Lula lembra os 30 anos da campanha

    Diretas Já: Lula lembra os 30 anos da campanha

    Há 30 anos, dia 25 de janeiro de 1984, acontecia o que foi chamado de maior comício pelas Diretas Já, na histórica Praça da Sé e no dia do aniversário de São Paulo. Milhares de pessoas se juntaram ao ex-presidente Lula e a diversas personalidades da política e da classe artística para entoar o grito pelo direito ao voto. Neste vídeo, o ex-presidente rememora este dia e também os outros comícios que marcaram época no que ele chama de "o maior movimento cívico na história dos 500 anos do Brasil". Lula lembra também que mesmo com a derrota no Congresso Nacional, o movimento das Diretas Já foi o que conseguiu acabar com o regime militar que comandava o país.

  • Rolezinho faz prefeitura discutir ações para a juventude

    Rolezinho faz prefeitura discutir ações para a juventude

    Entre as idéias da prefeitura paulistana estão a organização de bailes funk e a realização de rolezinhos nos estacionamentos dos shoppings.