TV Químicos ABC

Lula: "Este país será o que queremos se conseguirmos garantir a democracia"

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravou um vídeo sobre os 50 anos do golpe militar no Brasil. Em sua mensagem, ele lembra que que aquele momento histórico "suspendeu nosso regime democrático, revogou liberdades essenciais, prendeu milhares de militantes políticos e fez com que outros tantos tivessem que sair do país".

Lula ressalta que as lembranças da ditadura devem servir para valorizarmos "ainda mais o período democrático que o Brasil vive hoje". Apenas em períodos de democracia "trabalhadores, mulheres, todos os segmentos sociais podem chegar ao poder pois têm o pleno direito de expressão e manifestação", afirma o ex-presidente.

Vídeo: Ricardo Stuckert/Instituto Lula


Todos os vídeos


  • Diretas Já: Lula lembra os 30 anos da campanha

    Diretas Já: Lula lembra os 30 anos da campanha

    Há 30 anos, dia 25 de janeiro de 1984, acontecia o que foi chamado de maior comício pelas Diretas Já, na histórica Praça da Sé e no dia do aniversário de São Paulo. Milhares de pessoas se juntaram ao ex-presidente Lula e a diversas personalidades da política e da classe artística para entoar o grito pelo direito ao voto. Neste vídeo, o ex-presidente rememora este dia e também os outros comícios que marcaram época no que ele chama de "o maior movimento cívico na história dos 500 anos do Brasil". Lula lembra também que mesmo com a derrota no Congresso Nacional, o movimento das Diretas Já foi o que conseguiu acabar com o regime militar que comandava o país.

  • Rolezinho faz prefeitura discutir ações para a juventude

    Rolezinho faz prefeitura discutir ações para a juventude

    Entre as idéias da prefeitura paulistana estão a organização de bailes funk e a realização de rolezinhos nos estacionamentos dos shoppings.

  • Mandela: Presidenta Dilma presta homenagem durante cerimônia fúnebre

    Mandela: Presidenta Dilma presta homenagem durante cerimônia fúnebre

    Dilma exaltou as lições que Mandela deixou para todos que buscam a liberdade, a justiça e a paz no mundo. E afirmou que a manifestação suprema de grandeza e de humanismo de Mandela deve ser reverenciada

  • Rhodia Química: Trabalhadores protestam contra o fechamento da planta de Santo André

    Rhodia Química: Trabalhadores protestam contra o fechamento da planta de Santo André

    O anúncio pegou os trabalhadores de surpresa:a empresa sairá do ABC e irá para Itatiba(SP), no período de dois anos. A proposta é reintegrar os funcionários diretos na outra cidade.

  • Reforma Política: plebiscito popular

    Reforma Política: plebiscito popular

    Reforma política: CUT e movimentos sociais criam comitês para campanha do plebiscito: faz parte da campanha a criação de uma cartilha e a proposta de um curso nacional de formação de formadores sobre reforma política

  • Marco Civil: o que está em jogo

    Marco Civil: o que está em jogo

    O professor Sérgio Amadeu que integra o Comitê Gestor da Internet no Brasil foi entrevistado por blogueiros e bancários no programa de webtv Contraponto. A liberdade de uso da internet foi destaque no debate. O Marco Civil que estabelecerá regras sobre o tema no Brasil está prestes a ser votado

  • 7,5% de reajuste: proposta patronal de 31/10/2013

    7,5% de reajuste: proposta patronal de 31/10/2013

    Resultado e avaliação da última rodada de negociação da campanha salarial 2013

  • Campanha Salarial 2013: Sindicato não descarta greve caso negociações não avancem

    Campanha Salarial 2013: Sindicato não descarta greve caso negociações não avancem

    Para informar sobre as negociações da campanha salarial 2013 e mobilizar os trabalhadores, o Sindicato dos Químicos do ABC fez assembleias em algumas empresas, como a Akzo Nobel, em São Bernardo do Campo.

  • Marco Civil da Internet

    Marco Civil da Internet

    Já parou pra pensar se o Marco Civil da Internet não for aprovado?! Entenda como isso pode afetar a sua vida!

  • 75 anos do Sindicato na ECO TV

    75 anos do Sindicato na ECO TV

    Os diretores Sidney Araujo dos Santos, secretário geral e de imprensa, e Rodolfo Morette, secretário de formação sindical, falam dos 75 anos do Sindicato no programa Eco Debates, da ECO TV. Acompanhe