Notícias

Cidadania e Direitos Humanos

A militante e ativista política Letícia Maria abordou a luta pela garantia dos nossos direitos básicos na segunda mesa temática da tarde deste sabado 23/11

A segunda Mesa Temática do sábado 23/11 à tarde debruçou-se sobre o tema Cidadania e Direitos Humanos, com apresentação de Letícia Maria, militante e ativista política. Ela falou sobre feminismo, racismo e conceitos como “Lugar de fala” e representatividade.

“É preciso que nós tenhamos um olhar muito claro sobre o tipo de representação que queremos, que reivindicamos. Lugar de Fala significa que quem tem condições de falar sobre negros, são os negros, sobre mulheres, as mulheres. Mas cai por terra quando aparecem alguns elementos que deveriam estar nos defendendo, mas estão atuando contra nós.”, citando o vereador Holiday, de SP, como exemplo, que diz que pretende revogar Dia da Consciência Negra, entre outros projetos contrários aos direitos humanos.

Ela destacou a importância da Formação para mulheres, LGBS, jovens, como forma de preparar para as novas questões que se apresentam na nossa sociedade.

"A recém criada Secretaria de Políticas Sociais no sindicato de vocês vai melhorar muito o debate e ações sobre direitos humanos”, pontuou. 

Letícia também enfatizou a necessidade do comprometimento das mulheres e dos homens, em especial, para fazer o debate sobre a situação das mulheres diante das mudanças no mundo do trabalho.

“Os primeiros a serem demitidos, a terem corte de salários, a receberem proposta de trabalho intermitente são as mulheres, e na sua maioria são as mulheres negras e periféricas, a maioria chefes de família. Nós somos uma só classe: somos todas classe trabalhadora", enftizou.

 

Veja a íntegra da apresentação:

Compartilhar com:

Enviar:

Imprimir: