Notícias

Dezembro Laranja: juntos no combate ao câncer de pele

Não podemos subestimar o câncer de pele e o diagnóstico precoce pode permitir o tratamento de forma eficaz e proporcionar melhor qualidade de vida ao paciente.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2020 os números de câncer de pele no Brasil são preocupantes. A doença corresponde a 27% de todos os tumores malignos no país, sendo os carcinomas basocelular e espinocelular (não melanoma) responsáveis por 177 mil novos casos da doença por ano. Já o câncer de pele melanoma tem 8,4 mil casos novos anualmente.

A exposição solar exagerada e desprotegida ao longo da vida, além dos episódios de queimadura solar, são os principais fatores de risco do câncer de pele.

É preciso prestar a atenção em pintas que crescem, manchas que aumentam, sinais que se modificam ou feridas que não cicatrizam pois podem revelar o câncer de pele.

O autoexame frequente facilita o diagnóstico e tratamento precoces. Ao notar algum dos sintomas, procure um dermatologista.

Dezembro Laranja
Há sete anos a Sociedade Brasileira de Dermatologia realiza o #DezembroLaranja e convoca a população a apoiar a causa. Conversar com filhos, sobrinhos, netos, crianças e adolescentes sobre medidas para prevenir as queimaduras solares na infância é essencial para a prevenção da doença no futuro.

 

Para saber mais, acesse: www.sbd.org.br/

 

 

 

Compartilhar com:

Enviar:

Imprimir: