Notícias

Morre Alcy Nogueira, ex-presidente do Sindicato e da Fequimfar nos anos 60/70/80

Com pesar registramos o falecimento de Alcy Nogueira, aos 87 anos de idade, ocorrido nesta quarta-feira 13 de maio. Alcy Nogueira foi uma importante liderança sindical da categoria química que presidiu o nosso Sindicato de 1976 a 1979, em pleno vigor da ditadura militar e sua perseguição a dirigentes sindicais.

Trabalhador na Fontoura (atual Colgate), foi eleito presidente da FEQUIMFAR (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas do Estado de São Paulo) em setembro de 1969. Entre os anos de 1975 e 1976, Alcy Nogueira também presidiu o DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

Encerrando a sua gestão na presidência da FEQUIMFAR, Alcy Nogueira e demais diretores da federação participaram do 1º CONCLAT (Conferência Nacional das Classes trabalhadoras), realizado de 21 e 23 de agosto de 1981, na Praia Grande, litoral paulista.

Em meio aos eventos que marcaram os 70 anos do Sindicato dos Químicos do ABC, em 2008, a diretoria da entidade procurou Alcy por vários meios, mas não conseguiu localizá-lo. O presidente do Sindicato na época, Paulo Lage, lembra que insistiu muito por notícias do dirigente, mas não conseguiu nenhuma informação.

“Nossa ideia era homenagear todos os dirigentes históricos que estavam vivos. Seria uma grande honra homenagear Alcy,  mas infelizmente a gente acaba sabendo do paradeiro de algumas pessoas só quando elas morrem”, comentou Lage. “É uma pena! Fico muito triste, cada dirigente que parte é uma história que se vai e a gente não teve oportunidade de conversar com Alcy para resgatar e registrar a visão dele sobre os acontecimentos da época no nosso livro dos 70 anos”, lamentou.

A diretoria do Sindicato manifesta seu pesar e se solidariza com familiares, amigos e com os companheiros(as) de luta da Fequimfar neste doloroso momento.

Compartilhar com:

Enviar:

Imprimir: