Notícias

Sindicato mobilizado no Dia Mundial de Combate às LER/DORTs

Na sexta, 28, lideranças químicas distribuíram a cartilha da COMSAT e folheto do Cerest

As chamadas LER/DORTs continuam sendo uma das principais causas de afastamento de trabalhadores por problemas de saúde no Brasil, acompanhados pelos traumas por acidentes e transtornos mentais, como a depressão.

Como forma de alertar os trabalhadores, trabalhadoras e a população em geral, várias lideranças do Sindicato dos Químicos do ABC participaram de ações de conscientização no dia 28 de fevereiro, Dia Mundial de Combate às Ler/Dorts.

Na empresa Lipson, o secretário de saúde do Sindicato, Paulo Sergio Lima, e diretores da Regional de Diadema distribuíram a Cartilha Ler/Dort: Conheça e saiba se prevenir, elaborada pela COMSAT. Em Santo André, dirigentes químicos se uniram a outros sindicalistas e membros do Cerest do município para a tradicional distribuição de folhetos explicativos sobre os riscos da Ler ( movimentos de mãos e braços repetitivos) e Dort ( esforços que provocam dores lombares e de coluna) na Estação de Trem.

“Os químicos do ABC foram pioneiros na implantação de uma programa público de saúde do trabalhador em 1984. Esta é uma atividade municipal que o Sindicato dos Químicos do ABC participa como protagonista há vários anos, com panfletagem para conscientização e esclarecimento de como prevenir, tratar e agir diante desta doença silenciosa que hoje já atinge mais da metade dos trabalhadores na ativa’, pontua o ex-presidente do Sindicato, Remígio Todeschini.

Para o Secretário de Saúde do Sindicato, o dia 28 de fevereiro é um importante momento para alertarmos as trabalhadoras e trabalhadores de que é preciso permanecer vigilantes. “Alertamos que é preciso denunciar sempre ao Sindicato as condições inadequadas de trabalho e as pressões dos superiores por produtividade, principais fatores que levam ao adoecimento por LER/DORT”, explica Paulo Sergio.

Leia também:

Sua saúde pode ter total relação com o seu trabalhoartigo do diretor do Sindicato José Freire, que atualmente ocupa o cargo de Secretário de Saúde do Trabalhador na CUT-SP

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar com:

Enviar:

Imprimir: