Palestra da Professora Doutora da USP e da UNICAMP, Adélia Bezerra de Menezes, que viveu intensamente o período do golpe militar no Brasil foi a palestrante na reunião da direção colegiada deste mês
Os companheiros e companheiras presentes no auditório da sede do Sindicato, no último dia 14 de abril, acompanharam a palestra da Professora Doutora da USP e da UNICAMP, Adélia Bezerra de Menezes, que viveu intensamente o período do golpe militar no Brasil, quando ainda era aluna de filosofia da USP e militante do movimento estudantil. Ela falou sobre toda a atmosfera da época com fotos, jornais e canções que marcaram as mobilizações antes e depois do golpe militar. “É importante manter vivo na memória todos aqueles acontecimentos tenebrosos. Conhecer a história nos ajuda a manter viva a luta pelos nossos direitos”, ressaltou.
Adélia também contou sobre seu trabalho em núcleos de alfabetização de adultos que se utilizavam do método de Paulo Freire, educador e filósofo que esteve muito dedicado durante a ditadura militar em encontrar caminhos para aumentar o conhecimento da sociedade e, com isto, gerar ainda mais resistência às violações que aconteciam. “Busquei caminhos para poder estar ativa na luta sem precisar partir para o combate que acontecia de forma violenta nas ruas. Encontrei no método de alfabetização de adultos do Paulo Freire uma saída para levar conhecimento e informação aos trabalhadores e menos favorecidos. Era gratificante poder ver que todos passavam a ter novas ideias e a buscar seus direitos”, revela.
O principal recado de Adélia foi que precisamos estar bem informados para os embates que virão e não deixar que acontecimentos como os que vimos nas décadas de 60 e 80 se repitam.