Notícias

5º Conferência da ICM: Químicos do ABC reafirmam defesa da democracia em evento internacional

Escrito por: Redação
05/07/2023 às 13h21
5º Conferência da ICM: Químicos do ABC reafirmam defesa da democracia em evento internacional

Dirigentes do Sindicato dos Químicos do ABC participaram da 5ª Conferência da ICM América Latina e Caribe, realizada na cidade de Bogotá, Colômbia, de 26 a 30 de junho.

A Conferência reuniu mais de 200 sindicalistas homens e mulheres de 16 países da região e de outros 6 países da Europa e América do Norte, além de autoridades do governo colombiano, da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e de empresas multinacionais.

A ICM é uma federação sindical mundial que agrupa sindicatos dos setores de construção, materiais de construção, floresta e madeira em mais de 130 países. O Sindicato dos Químicos do ABC é afiliado desde 2018, com foco nos materiais que o setor químico produz para a indústria da construção e do mobiliário.

Sindicato presente!

O presidente do Sindicato dos Químicos do ABC, José Evandro, a secretária de Formação do Sindicato, Danielle Franco, e os diretores Raimundo Suzart, Lucas Alves de Melo e Marcio Barone representaram a entidade no evento.

O presidente Evandro destacou a importância dos debates, que foram em torno da necessidade de “proteção da floresta e o desenvolvimento da região amazônica em oito países, as iniciativas para a inserção de mulheres nos postos de trabalho e a contribuição do diálogo social para a negociação coletiva, a segurança e saúde no trabalho e o enfrentamento da crise climática mundial”.

5º Conferência da ICM: Químicos do ABC reafirmam defesa da democracia em evento internacional

Democracia e plano de ação

A programação do evento, além dos debates, estimulou o intercâmbio de experiências com três conferências temáticas simultâneas sobre: 1. Profissionalização de Mulheres, 2. Empresas Multinacionais e Diálogo Social e 3. Rede Sindical da Amazônia.

As delegações sindicais presentes reafirmaram o compromisso com a luta pelo fortalecimento da democracia na América Latina e Caribe, aprovaram um plano de ação regional e elegeram as lideranças que irão conduzir as lutas e a política da ICM na região pelos próximos quatro anos, incluindo Mulheres e Juventude.

Além disso, aprovaram resoluções políticas em favor da ratificação da Convenção 190 da OIT sobre a discriminação e o assédio e sobre a integração dos países da América Latina e Caribe nos setores de energia limpa, infraestrutura energética, de mobilidade viária, pluvial, marítima e aérea, cultural e trabalhista.

 

Sindicato dos Químicos do ABC
Visão geral de privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.