Donald Trump está gerando uma grande confusão na economia mundial ao impor tarifas de exportação para todos os produtos que entram nos Estados Unidos.
Isso vai gerar aumento de preços, falta de produtos, alta da inflação de serviços, desemprego e tensão política entre os países, havendo até o risco de novas guerras.
Onde governa, a extrema-direita aposta no caos e na crise, “pois assim se ganha mais dinheiro” (para eles), como dizia Cazuza na canção O Tempo Não Para.
Nós, brasileiros e brasileiras que vivemos quatro anos sob o governo de extrema-direita de Jair Bolsonaro, sabemos bem como funciona: gerar crises, mentir sobre os responsáveis por essa crise, acusar sem provas, promover arruaças e tentar golpes para se manter no poder sem ter a maioria dos votos da população.
Enquanto isso, eles ganham mais dinheiro, e o trabalhador fica mais pobre.
No governo de extrema-direita de Bolsonaro, quem mais ganhou dinheiro foram os puxa-sacos militares, os empresários picaretas, os maus empregadores, os bancos e os agiotas do sistema financeiro.
Já o salário mínimo ficou quatro anos sem nem um centavo de aumento real, segurando o crescimento de todos os salários. O povo brasileiro ficou mais pobre, e os milionários passaram a ser bilionários.
Como pais e mães da família trabalhadora brasileira, como pequenos empreendedores, como jovens buscando uma oportunidade de emprego, nós rejeitamos esses políticos populistas, mentirosos e golpistas da extrema-direita, que apenas pensam em si mesmos.
Não vamos permitir retrocessos em nosso país e vamos apoiar todas as medidas do governo do presidente Lula para proteger a economia e a indústria brasileiras, nossos empregos e o futuro de nossos filhos e netos.
Extrema-direita nunca mais! Nem aqui nem em nenhuma parte do mundo.
José Evandro
Presidente do Sindicato dos Químicos do ABC