Notícias

Atenção: vacina da gripe está liberada para toda a população com mais de 6 meses de idade

Escrito por: Redação
23/05/2023 às 14h39
Atenção: vacina da gripe está liberada para toda a população com mais de 6 meses de idade

São mais de 80 milhões de doses da vacina que protege contra o vírus influenza distribuídas aos estados

O Ministério da Saúde ampliou a vacinação contra a gripe para toda a população acima dos seis meses de idade.  Até então, apenas os grupos prioritários estavam recebendo a vacina no Sistema Único de Saúde (SUS).

Essa liberação acontece antes do encerramento da campanha de vacinação, marcado para 31 de maio. Em anos anteriores, o governo federal adotava a estratégia de estender a imunização para todos ao final da campanha, para dar prioridade para pessoas mais vulneráveis ou mais expostas ao vírus, como idosos, gestantes e professores.

A ampliação antecipada deste ano atende a um pedido de estados e municípios, pois a procura pelo imunizante está baixa e, os estoques, cheios. A campanha teve início no dia 10 de abril.

A meta é vacinar 90% da população.

Mortes

O Brasil registrou 253 mortes por gripe neste ano. Os dados são até o final de abril, de acordo com o Ministério da Saúde.

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus da influenza, que tem grande potencial de transmissão.

Existem quatro tipos de vírus da gripe: A, B, C e D. Os dois primeiros são mais propícios a provocar epidemias em ciclos anuais, enquanto o C costuma provocar alguns casos mais leves e o D não é conhecido por infectar ou causar doenças em humanos.

Atenção: vacina da gripe está liberada para toda a população com mais de 6 meses de idade

Orientação da Secretaria de Saúde do Sindicato sobre a vacina da gripe

Vá até a UBS mais próxima, leve toda a sua família e tomem a vacina.

Antes só podia ser vacinadas pessoas com asma em uso de corticoide inalatório ou sistêmico (Moderada ou Grave); Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC); Bronquiectasia; Fibrose Cística; Doenças Intersticiais do pulmão; Displasia bronco pulmonar; Hipertensão Arterial Pulmonar; Crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade. Agora, todas as pessoas com mais de 6 meses de idade estão comtempladas.

Paulo Sergio

“Não corra riscos. A gripe está vindo muito forte e pode até levar à morte. Tome a vacina. Vacina é vida!”, destaca o secretário de Saúde do Sindicato, Paulo Sergio da Silva Lima.

Reforço bivalente da Covid

O Ministério da Saúde também ampliou a vacinação com dose de reforço bivalente contra Covid-19 para toda população acima de 18 anos.

A recomendação tem o objetivo de reforçar a proteção contra a doença e ampliar a cobertura vacinal em todo país.

A orientação vale para quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca, Pfizer ou Janssen) como esquema primário ou como dose de reforço, respeitando um intervalo de quatro meses da última dose. Quem ainda não completou o ciclo vacinal e está com alguma dose de reforço em atraso, também pode procurar as unidades de saúde.

“Eu quero conclamar a união de todos pelo nosso Movimento Nacional pela Vacinação. É um movimento do Ministério da Saúde, dos estados, dos municípios e toda a sociedade civil. A ciência voltou e precisamos retomar a confiança da população nas vacinas, é uma missão de todos nós”, afirmou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Quando for tomar a vacina da gripe, pergunte se a UBS tem disponível a bivalente e aproveite. Segundo o Ministério da Saúde, um estudo da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) concluiu que não há nenhum risco em tomar as duas vacinas ao mesmo tempo.