Posts

Cade aprova que CBC tenha maior parte do capital votante da Taurus

05/02/2015 às 17h41

De acordo com matéria publicada no Jornal Valor, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a operação que deu à Companhia Brasileira da Cartuchos (CBC) 52,51% do capital votante da Forjas Taurus S.A.. A matéria informa que não foi imposta qualquer restrição pela superintendência-geral da autarquia, em despacho publicado no “Diário Oficial da União” de 2 de fevereiro.

"A CBC tinha, anteriormente, 2,55% das ações ordinárias da Taurus, companhia brasileira de capital aberto com sede em Porto Alegre (RS), que fabrica e comercializa  revólveres, pistolas, submetralhadoras, rifles, carabinas e espingardas. Para tornar-se majoritária, inicialmente, acionista  adquiriu mais ações já em mercado. Numa segunda etapa, subscreveu ações novas em aumento de capital social da empresa objeto", diz a reportagem.

Segundo o jornal, o Cade reconhece que a operação implica sobreposição horizontal de atividades, em nível nacional, em quatro mercados relevantes, os de espingardas Pump (modelo de arma de fogo longa), de coletes balísticos com baixo ou médio nível de proteção, de coletes balísticos com alto nível de proteção e de armas de pressão); mas deu sua aprovação mesmo assim por considerar que a concentração de mercado dela decorrente não é suficiente para enfraquecer a competição existente no setor. As empresas envolvidas argumentaram que essas concentrações horizontais “não são concorrencialmente relevantes”, porque ocorrem em produtos secundários de seus portfólios.

A matéria ainda destaca a CBC como uma indústria brasileira de munições, armas, coletes balísticos e acessórios e que tem uma diversificada linha de produtos de uso civil, policial e militar. "Tem quatro plantas industriais no país, a maior delas em Ribeirão Pires. A empresa atende prioritariamente o mercado internacional, pois 70% de seu volume de produção são exportados para mais de 100 países", completa o repórter.