Posts

Cursistas do projeto CUT-DGB visitam Sindicato

11/06/2013 às 16h07

Trabalhadores que participam do projeto de Promoção de Direitos Trabalhistas na América Latina conhecem o Sindicato e a primeira sede da CUT, hoje Associação dos Aposentados Químicos do ABC

Os cursistas do Projeto de Promoção de Direitos Trabalhistas na América Latina, um projeto da parceria CUT, IOS e DGB Bildunswerg (Instituto de Formação da Central Sindical Alemã DGB) com os ramos Químico e Metalúrgico visitaram a sede do Sindicato nesta terça-feira, 11 de junho.

 
Antes de subirem ao auditório para a apresentação do presidente Paulo Lage, os cursistas conheceram a casinha ao lado que abrigou a primeira sede da recém fundada Central Única dos Trabalhadores e hoje é sede da Associação dos Aposentados Químicos do ABC.
 
De acordo com o representante da Secretaria de Relações Internacionais da CUT, Alexandre Bento, que acompanhou os cursistas, a presença no Sindicato deve-se à referência da entidade na história da central e na condução das políticas de redes sindicais, reconhecidamente pioneira. “Muito da trajetória que a CUT construiu na política de redes vem da experiência dos químicos e dos metalúrgicos do ABC”, afirmou Bento.
 
Em sua breve apresentação, o presidente Paulo Lage fez um pequeno histórico do Sindicato, que completa 75 anos de fundação em outubro, destacando que foi a primeira entidade a deflagrar greve por melhores condições de trabalho e em defesa da saúde do trabalhador, referindo-se à Ferro Enamel, em 1982.
 
Lage também citou a Solvay para falar da importância das redes sindicais e os desafios colocados atualmente com a fusão e venda das empresas. “Nós criamos uma rede sindical da Solvay no Brasil, expandimos essa rede para a Argentina, com o anúncio da compra da Rhodia tínhamos a expectativa de ampliar a rede também para outras categorias, como têxteis, e agora, um ano depois, a Solvay Indupa de Santo André foi colocada a venda pelo grupo”, afirmou.
 
Da visita ao Sindicato, os cursistas dirigiram-se a São Bernardo do Campo, para conhecerem a TVT e terminar o agitado dia com um churrasco gaúcho no Instituto Celso Daniel, do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.
 
 
 
Sindicato dos Químicos do ABC
Visão geral de privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.