Notícias

CUT completa 41 anos com celebração na Quadra dos Bancários em São Paulo

Escrito por: Redação
27/08/2024 às 18h20
CUT completa 41 anos com celebração na Quadra dos Bancários em São Paulo

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) celebra, neste 28 de agosto, 41 anos de uma trajetória marcada por reivindicações, lutas e conquistas – seja no campo do trabalho, seja na defesa intransigente da democracia.

Ao longo dessas mais de quatro décadas, a entidade se consolidou como um pilar importante na promoção de mudanças substanciais na política brasileira, beneficiando, sobretudo, a classe trabalhadora.

Durante esse período, a CUT promoveu debates e ações incisivas com o intuito de assegurar uma vida digna aos brasileiros.

Essas ações incluíram, e ainda incluem, a luta por salários justos e a defesa de direitos trabalhistas que combatam todo e qualquer tipo de discriminação, como o racismo, a LGBTfobia e o etarismo.

Químicos do ABC fazem parte dessa história

O Sindicato dos Químicos do ABC participou ativamente da fundação da Central e, diante de todas as dificuldades que o movimento sindical enfrentava nos anos 1980, o então presidente do nosso Sindicato, Agenor Narciso, disponibilizou parte da sede social da entidade, na Av. Lino Jardim, em Santo André, como sede provisória da recém criada Central Única dos Trabalhadores.

Assim, a categoria química do ABC se orgulha de ter em sua história mais essa importante contribuição à luta da classe trabalhadora e hoje celebra com alegria os 41 anos de fundação da nossa querida Central.

41 anos da CUT

Celebração dos 41 anos da CUT

A principal atividade para marcar os 41 anos da CUT será no dia 28 de agosto, a partir das 17h, na Quadra dos Bancários, na capital: rua Tabatinguera 192 – Centro Histórico de São Paulo.

Haverá apresentação mística, vídeo, bate papo e confraternização com muita música. 

Venha celebrar as conquistas e refletir sobre as próximas lutas da classe trabalhadora!

41 anos da CUT

Breve Histórico da CUT

Entre 1964 e 1985, o Brasil viveu sob um regime militar que restringiu direitos, perseguiu opositores e censurou a imprensa. No fim dos anos 1970, a reorganização da sociedade civil começou a enfraquecer a ditadura, abrindo caminho para a redemocratização.

A Central Única dos Trabalhadores surgiu nesse contexto social e político do país. Ela foi criada em 28 de agosto de 1983, em São Bernardo do Campo, São Paulo, durante o 1º Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (CONCLAT). Mais de cinco mil trabalhadores de diversas regiões do país marcaram esse momento que mudaria a história sindical. Assim, a CUT surgiu como um instrumento de luta e representação para garantir a presença organizada dos trabalhadores na política nacional.

A entidade tem como pilares o fortalecimento da democracia, o desenvolvimento com distribuição de renda e a valorização do trabalho. Ela reafirma sua histórica luta pela universalização dos direitos, atuando na construção de políticas públicas e ações afirmativas voltadas para mulheres, jovens, pessoas com deficiência e combate à discriminação racial.

A CUT combate políticas que ameaçam a soberania nacional e precarizam as relações de trabalho. No desenvolvimento solidário, promove a inclusão social por novas formas de geração de trabalho e renda, articulando essas iniciativas com a formação e capacitação dos trabalhadores.

Com informações da CUT Nacional