O terceiro e último dia do Seminário de Planejamento da Diretoria do Sindicato dos Químicos do ABC foi destinado ao fortalecimento das instâncias em que o Sindicato participa, como CUT, CNQ, Fetquim, IndustriALL, ICM e Associação dos Aposentados, e a inserção dos diretores e diretoras nas ações planejadas pelas entidades para este ano.
Participaram da mesa os diretores Raimundo Suzart (presidente da CUT-SP e membro das direções da IndustriALL e ICM), Aírton Cano (coordenador a Fetquim-SP), Francisco Salles, (secretário de formação sindical da CNQ), e Milton Nunes de Brito, o Tijolinho (presidente da Associação dos Aposentados Químicos do ABC).
Eles apresentaram as principais discussões em curso e as respectivas ações que estão sendo organizadas.
Confira abaixo algumas delas:
– Atos de 8 de Março, Dia Internacional de Luta das Mulheres, e 1 de Maio
– Continuidade da luta para impedir as privatizações planejadas pelo governador Tarcísio, como Sabesp e CPTM.
– Desenvolvimento de ações na área de saúde e segurança pela ICM
– Acompanhamento das discussões nacionais do setor químico como o Reiq e a indústria plástica
. eleições 2024: participação das lideranças sindicais nas campanhas de candidatos do campo democrático-popular comprometidos com a pauta da classe trabalhadora
– Envolvimento nas discussões em curso sobre o futuro da indústria plástica e dos carros elétricos
– Debates sobre substâncias tóxicas como Amianto, Benzeno, e a segurança no local de trabalho junto à Fundacentro
– Organização de um ato de massa dos aposentados em Brasília.
Sustentação Financeira
A segunda mesa do dia foi sobre os desafios de fortalecer as finanças do Sindicato, com apresentação do secretário de administração Fabio Lins.
Ele destacou o trabalho que vem sendo realizado na busca de parcerias e convênios para oferecer mais opções de serviços aos associados e associadas, além de campanhas de sindicalização para aumentar o número de sócios(as).
Também foram debatidas a decisão do STF (Tema 935) sobre contribuição assistencial e a legalidade do FIS (Fundo de Inclusão Social), com a participação da Dra. Elaine D’Avila Coelho, do setor jurídico da entidade.
O presidente do Sindicato, José Evandro, encerrou a atividade com um balanço positivo. “Acredito que demos conta da demanda e vamos amadurecer e aprimorar alguns temas. É sempre um aprendizado, estou muito feliz fazendo esse trabalho”, concluiu.