E Fevereiro Laranja sobre a prevenção à leucemia
O segundo mês do ano é o mais curto, mas carrega a responsabilidade da campanha Laranja e Roxo para conscientização das doenças Lúpus, Mal de Alzheimer e Fibromialgia, três doenças incuráveis, mas o diagnóstico precoce ajuda a manter a qualidade de vida dos pacientes.
Alzheimer: provoca perda da capacidade cognitiva, memória e demência devido ao acúmulo da proteína beta-amiloide no cérebro. Acomete em espacial os idosos e pode ser confundida com sintomas normais da idade.
Fibromialgia: sua principal característica é dor muscular crônica e generalizada, acompanhada de sintomas como fadiga, alterações de sono, memória e do humor. Pode evoluir para incapacidade física e limitação funcional. O tratamento envolve tanto o uso de medicamentos quanto a prática de fisioterapia e acupuntura.
Lúpus: doença inflamatória autoimune que pode afetar diversos órgãos e tecidos do corpo, como a pele, as articulações, os rins e o cérebro. Em casos mais graves, especialmente se não for tratado adequadamente, pode matar.
Se não houver cura que, no mínimo, haja conforto
Esse é o lema do Fevereiro Laranja e Roxo, pois o fato de uma doença não ter cura não significa que os pacientes não possam ter qualidade de vida. A campanha busca chamar atenção ao bem-estar do portador da doença, conscientizando sobre a importância de uma rotina saudável, compartilhando informações sobre como o tratamento deve ser encarado, gerando uma mudança de vida.
Fevereiro Laranja: prevenção e combate à leucemia
Este pequeno mês também é denominado Fevereiro Laranja com foco na conscientização aos sinais e sintomas da leucemia: doença maligna dos glóbulos brancos de origem desconhecida, cuja principal característica é o acúmulo de células doentes na medula óssea.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), há mais de 10 tipos de leucemia, mas os quatro principais são: leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfóide aguda (LLA) e leucemia linfóide crônica (CLL). Cada tipo conta com um diferente tratamento que pode ser transfusão de sangue, quimioterapia e transplante de medula óssea.
Os sinais e sintomas mais comuns são: febre, palidez, sangramento em qualquer local do corpo, feridas na pele (podendo até ser confundida com dengue), falta de ar e aumento do volume do abdome gânglios e adenomegalias.
Comparado aos outros tipos de câncer, a leucemia tem um grande índice de cura se houver diagnóstico precoce.
Atenção: Nossa proposta é levar informação e não substituir a consulta médica. É importante manter seus exames em dia e sempre procurar uma avaliação médica nos serviços de saúde ao surgimento de qualquer sintoma.
Fontes: INCA e portal Minuto Saudável