Posts

IBGE: Produção industrial cai 18,8% em abril

04/06/2020 às 20h02

É o pior momento da indústria brasileira, diz gerente da pesquisa

produção industrial brasileira registrou queda de 18,8% no mês abril na comparação com março. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa é a queda mais intensa da indústria desde o início da série histórica, em 2002, e o segundo resultado negativo consecutivo, acumulando uma perda de 26,1% no período.  O número reflete os impactos do isolamento social iniciado em meados de março.

Na comparação com abril do ano passado, a produção teve recuo de 27,2%, sexta queda consecutiva e também recorde negativo da série histórica nessa comparação.

Depois de dois meses de ganhos no início do ano, a indústria brasileira naufragou com as férias coletivas, paralisações, redução da demanda e isolamento social adotados como medida de contenção à pandemia, e os resultados negativos ainda devem se prolongar.

“Maio é o mês que tem maior presença de empresas fazendo interrupção e paradas, mas é claro que o setor industrial está fora do seu habitual por conta da pandemia e uma interrupção clara na indústria. É um movimento importante de perda de ritmo”, explicou o gerente da pesquisa, André Macedo.

“É o pior momento da indústria brasileira. O que dá para dizer é que, com o que já foi observado e com dados prévios, a indústria está totalmente fora de seu padrão e de sua rotina usual”, completou.

Fonte: CNN