Veja como cuidar da sua aposentadoria de forma virtual
Nestes tempos de Covid, se intensificou o atendimento via internet e precisamos ficar atentos e alertas quanto a esses meios de informação. O Sindicato lançou no final de julho a cartilha digital com orientações para todos os segurados de como proceder para conseguir o auxílio-doença. É importante seguir passo a passo as orientações do Portal Meu INSS, seja no aplicativo para celular ou pelo telefone 135.
Para acessar a Cartilha, clique AQUI.
O secretário geral e de imprensa do Sindicato, Paulo José (Paulão), alerta que muitos dos direitos dos trabalhadores na previdência foram reduzidos com a nova reforma no governo Bolsonaro. “Pioraram as regras para todas as categorias e precisamos ficar atentos para preservar nossos direitos.” O coordenador político da Fetquim/CUT, Aírton Cano, é categórico: “ O Governo Bolsonaro despreza o direito dos mais pobres, retira direitos trabalhistas e infelizmente só favoreceu os militares na chamada reforma da previdência”.
Para entender mais, seguem abaixo as regras da aposentadoria por tempo de contribuição/idade:
Passos para pedir aposentadoria no INSS
Para a aposentadoria por tempo de contribuição/idade é preciso em primeiro lugar consultar o ícone: SIMULAR APOSENTADORIA, que se encontra tanto no site do INSS (https://meu.inss.gov.br) como no aplicativo Meu INSS do celular.
Para quem entrou na Previdência Social como contribuinte depois de novembro de 2019 valem as regras mínimas de 62 anos para mulheres e 15 anos de contribuição, e 65 anos para homens e 20 anos de contribuição.
Para quem entrou antes da Reforma de novembro de 2019, há regras de transição que têm diversas exigências para se aposentar antes da regra geral acima e para homens e mulheres há a exigência mínima de 15 anos de contribuição.
Para essa transição você poderá usar o SIMULAR APOSENTADORIA e ver qual é a condição mais vantajosa: como pedágio de 50% (para contribuição), 100%( de pedágio para idade), pontos (soma de contribuição e idade mínima); Idade mínima de transição entre 56 a 62 anos para mulheres e 61 para 65 anos para os homens). As mulheres também terão uma transição de 60 a 62 anos na aposentadoria por idade.
O importante é fazer a simulação e calcular sempre qual é a situação mais vantajosa para depois entrar com o pedido de aposentadoria definitivo.
Se você decidir entrar com o pedido, tendo todos os registros confirmados na própria plataforma do INSS, é preciso ficar atento às chamadas por internet da própria Previdência Social do “cumprimento de exigências”, ou seja, da necessidade de entregar cópia de documento exigido pelo INSS pela própria internet num prazo de 30 dias após esse alerta.
Se o segurado não cumprir a exigência, deverá fazer um novo pedido e toda a espera anterior não vai gerar nenhum valor atrasado no recebimento da aposentadoria futura.
Fonte: Decreto 10.410/2020/ Assessoria Fetquim-CUT – Saúde e Previdência.