Posts

Lula: Aprendemos a fazer política fazendo manifestação, fazendo greve. A democracia não é um pacto de silêncio

09/04/2014 às 10h41

Confira trechos da entrevista de Lula aos blogueiros

 

Foram mais de três horas e quase todos os assuntos da pauta nacional – e até internacional – foram abordados. Em entrevista aos blogueiros em 8 de abril, o ex-presidente Lula falou da Copa, Petrobras, inflação, manifestações populares e da necessidade da reforma política. Acompanhe abaixo algumas de suas respostas:

Inflação

Estamos há onze anos aumentando a massa salarial e a inflação está dentro da média… Eu era presidente de um sindicato quando a inflação estava a 80% ao mês, não era 5% ao ano, e hoje vejo ex- ministro na TV falando de instabilidade, em controlar a inflação. Ele foi ministro quando essa mesma inflação era de 80% ao mês. Lembro que recebia meu salário e corria no mercado para comprar tudo que não era perecível para evitar que o salário fosse corroído pela inflação.

A crise e os trabalhadores

O mundo rico, na crise de 2008, jogou fora 62 milhões de postos de trabalho, porque a crise sempre acaba nas costas do trabalhador. Mas no Brasil, nesse mesmo período, foram gerados 11 milhões de empregos formais. É por isso que enfrentar as crises significa mais do que ficar quieto, significa brigar, persistir para este país continuar crescendo porque nós não vamos jogar fora o século 21. Não tem hipótese disso e a minha companheira Dilma tem clareza disso.

Crédito para pobre

Em março de 2002, esse gigante chamado Brasil só tinha 380 bilhões de reais disponibilizados para crédito em todo o sistema financeiro. Hoje esse mesmo Brasil tem 2 trilhões e setecentos reais para crédito. Hoje o pobre consegue entrar no banco e pegar dinheiro sem ser visto como bandido. O crédito consignado é para isso, o aposentado hoje pode pegar um crédito.

Comércio internacional

Quem tem que estar preocupado com o comércio brasileiro é o Brasil, não os EUA. Os EUA querem vender mais do que comprar. Hoje nosso comércio com a América Latina é maior do que o nosso comércio com a Europa e maior do que o nosso comércio com os EUA. O Brasil não pode ficar dependendo de ninguém. O Brasil tem que ir para a ofensiva, tem que ir à luta. Não existe possibilidade de conquistar espaço na política porque alguém concedeu espaço, tem que ir atrás.

Petrobras

Os números estão dados. Essa mesma investigação sobre Pasadena já foi feita. Já teve CPI. O Tribunal de Contas está dentro da Petrobras, está investigando, não tem nenhum problema, isso é da vida da Petrobras. O que não pode é a oposição, a cada eleição, por falta de assunto, fique querendo tirar proveito em seis meses de campanha.  É melhor a oposição fazer um programa de governo e disputar as eleições.

Financiamento público de campanha

Estou convencido que a forma mais barata, mais honesta e que dará mais tranquilidade a este país é ter o financiamento público de campanha, é cada cidadão brasileiro saber quanto custa um voto. E os partidos que se responsabilizem, recebendo esse dinheiro por voto e distribuindo esse dinheiro equitativamente por candidato e que prestem contas.

Constituinte para Reforma Política

A principal reforma que esse país precisa é a reforma política, sem ela todas as outras serão muito mais difíceis. E esse Congresso não fará a reforma política, é muito difícil querer que as pessoas mudem o seu status quo. Hoje eu sou totalmente favorável a uma constituinte exclusiva para fazer a reforma política. Sinceramente acho que não tem outro jeito… Precisamos mudar o sistema de representação, dar seriedade aos partidos políticos. A reforma política é a principal causa para a gente tentar moralizar a política brasileira.

Manifestações e Lei antiterrorismo

Não acho que o Brasil precisa dessa Lei, porque não tem terrorismo no Brasil. Fazer uma lei contra alguém que usa máscaras é impensável. As manifestações representam a sociedade em processo de evolução, tentando conquistar cada dia mais coisa. Aprendemos a fazer política, fazendo manifestação, fazendo greve. A democracia não é um pacto de silêncio.

Educação

Eu tenho lado, eu sei do lado que estou. Eu acho que a juventude tem que saber dessas coisas. Hoje ele, o jovem, tem mais escolas porque nós criamos as condições deles terem mais escolas. Porque foi um metalúrgico só com o diploma primário o presidente que mais fez universidades nesse país. São 18 universidade federais novas, são 146 extensões universitárias. Por que não fizerem isso os outros governantes? Por que certamente eles tinham estudo e não estavam preocupados com quem não tinha estudado.

Mensalão e Imprensa

O mensalão foi possivelmente o mais forte processo político desse país em que a imprensa teve o papel de coordenação explícita antes de qualquer sessão. Eu nunca vi nada igual. O massacre era apoteótico…Só quero que a verdade venha à tona. Por que não é possível que de 513 deputados ninguém tenha pegado alguém que tenha recebido mensalidade. O tempo vai se encarregar de ir colocando as coisas no eixo. Minha curiosidade é saber como é que uma CPI que começou por conta de uma fraude de 3 mil reais nos Correios terminou no mensalão. Acho que temos que pesquisar, contar investigar e contar essa história bem direitinho.

Copa 1

Eu sei o orgulho da conquista da Copa do Mundo e das Olímpiadas… O dinheiro utilizado na Copa do Mundo, dos estádios, por exemplo, não era um dinheiro que estava disponível para saúde porque não era um dinheiro do orçamento da união. O BNDES não pode financiar clube, então a dívida do Corinthians é com a Odebrecht – ela é que tem que pagar o BNDES, receba ou não do Corinthians. E também tem a quantidade de investimento em obras públicas. A COPA vem ajudar a antecipar coisas que seriam feitas só depois.

Copa 2

A copa do mundo é o encontro de civilizações causado pelo esporte, é mais do que dinheiro, é mais do que o futebol. São milhares e milhares de pessoas do mundo inteiro que vem para cá. É você trazer para cá o mundo esportivo, para a partir do Brasil o mundo ver desfilar os grandes atletas. O que vai ficar depois? A briga continua. Mas anular, jogar fora? É falta de auto estima. Eu acho que a Copa do Mundo é uma coisa importante para este país e Deus queira que a gente ganhe…

“Não vai ter copa”

Não é porque falta uma coisa que a gente não faz outra. O problema brasileiro de infraestrutura social é uma coisa crônica, é secular. Porque antes de eu chegar na presidência se dava de barato que esse país tinha que ser governado para apenas um terço da população: 30% da população era considerada, o restante era marginal, era só um problema social. E nós provamos que o pobre passou a ser solução desse pais. O pobre passou a comer, passou a ter direito de ir na universidade, passou a ter direito a comprar carro, direito de sorrir e ter esperança. E ainda falta fazer muito mais. A podem reclamar da copa, não teve nenhum país que não teve protesto na copa. É o momento de protestar também.

Eleições

Eu não sou candidato. Minha candidata é a Dilma Rousseff. E eu conto com vocês para divulgar isso e acabar com essa boataria do volta Lula.

 

Fotos: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula