Mês da conscientização sobre a prevenção ao câncer de próstata e sobre os cuidados dos homens com sua saúde
É preciso acabar com o preconceito de que homem não precisa cuidar da saúde, pois não fica doente. Para isso, o Novembro Azul deste ano não foca somente na prevenção do câncer de próstata – que é muito importante -, mas também na conscientização de que é necessário o homem não descuidar de sua saúde, indo regularmente ao médico e fazendo todos os exames preventivos, assim como as mulheres fazem.

Paulo Sérgio da Silva Lima, secretário de Saúde do Sindicato
“O limite entre a vida e a morte, a saúde e a doença pode estar em uma consulta médica que não foi feita a tempo de detectar um problema médico e seu tratamento adequado”, ressalta o secretário de saúde do Sindicato, Paulo Sérgio da Silva Lima. “Independente de ser a próstata ou a saúde em geral, o homem deve ter seu acompanhamento à saúde, consulta e exames médicos em dia”, pontua.
Dados da Secretaria de Saúde de SP mostram que o número de consultas médicas de mulheres é o dobro do número de consultas de homens. É preciso mudar essa realidade.
“É importante não descuidar da saúde, só o câncer de próstata matou 44 pessoas/dia no ano passado e os sintomas, na maioria das vezes, só aparecem quando a doença já está em grau muito grave”, alerta Paulo.
Fatores de risco do câncer de próstata
- Idade (cerca de 62% dos casos são de homens a partir dos 65 anos)
- Histórico familiar
- Raça (maior incidência entre os negros)
- Alimentação inadequada, à base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos
- Sedentarismo
- Obesidade
Quando descoberta precocemente, a doença tem 90% de chances de cura.