De quanto será o reajuste este ano?
Essa é a pergunta que mais chega ao Sindicato neste período de véspera da data-base da categoria do Setor Químico, que é 1º de novembro. Mas este ano será diferente.
No fechamento da Campanha Salarial do ano passado, ficou estabelecida a validade de dois anos da atual Convenção Coletiva e que todas as cláusulas econômicas seriam reajustadas a partir de 01/11/2022 pelo acumulado dos doze últimos meses do INPC.
As cláusulas sociais permanecem válidas até 31 de outubro de 2023.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) é um índice calculado mensalmente pelo IBGE para medir a variação de preços de uma cesta de produtos e serviços consumidos pelas famílias. No mês passado, o INPC foi de -0,32% e o acumulado dos últimos 12 meses ficou em 7,19%.
Os itens que mais influenciaram para baixo foram os de Transportes (-2,09%) e Comunicação (-2,48%). Os alimentos tiveram queda (-0,51%) e acumulam alta de 11,84% nos últimos 12 meses.
Os índices vem caindo rapidamente após o a PEC eleitoreira do governo federal que implementou teto de ICMS sobre combustíveis.
Apesar da queda dos combustíveis, os preços de alimentos continuam acumulando alta bem acima do INPC geral, penalizando as famílias mais pobres que possuem maiores gastos com alimentos proporcionalmente.
Para data-base de 1º de novembro, a expectativa do INPC acumulado em 12 meses é de 6,32%.
O INPC de outubro/22 deve ser divulgado entre 9 e 11 de novembro.
Agora é aguardar!