Posts

Rede Solvay: após protesto, reunião com empresa não traz novidades sobre venda das unidades do Brasil e da Argentina

17/07/2013 às 13h55

Rede sindical oficializa solicitação de informações e alerta: negativa confronta diretrizes internacionais

Os trabalhadores(as) da Solvay Indupa de Santo André realizaram um protesto de quase quatro horas na manhã desta quarta-feira, 17 de julho, para pressionar por informações e acabar com o clima de incerteza que se abateu sobre os trabalhadores de Santo André e de Bahía Blanca após o anúncio da venda das respectivas unidades de PVC. A decisão de realizar esse protesto partiu dos participantes do VIII Encontro da Rede dos trabalhadores(as) no Grupo Solvay Mercosul, realizado nesta terça e quarta-feira, em São Bernardo, e contou com a participação dos representantes do Sindicato dos Químicos e Petroquímicos de Bahía Blanca (Argentina), Sindicato dos Químicos do ABC e Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia.

Esse VIII Encontro acontece em um momento de incertezas sobre o futuro das unidades Solvay Indupa de Santo André (SP) e Bahía Blanca (Argentina), colocadas à venda pelo Grupo em fevereiro deste ano, que anunciou sua saída do segmento de PVC.

Carta de Solicitação

Após o ato, os representantes da Rede foram recebidos pelo diretor industrial da unidade, Mauro Furlanetto Lima, que afirmou não participar das negociações da venda e as poucas informações que tem são das visitas de compradores interessados, cujos nomes das empresas não podem ser divulgados devido a um compromisso de confidencialidade.

As entidades aproveitaram para oficializar, por meio de uma carta, um pedido de informação sobre o atual processo de venda dos ativos de Solvay Indupa. O documento propõe uma reunião em caráter de urgência e alerta que e a negativa ao proposto confronta diretrizes da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) para as empresas transnacionais, além de outros mecanismos de responsabilidade social com os quais a Solvay Indupa está comprometida a nível corporativo global.

“Nosso objetivo hoje é defender os empregos, defender a permanência da unidade em Santo André e de Bahia Blanca,  e fortalecer a Rede como instrumento importante para as nossas lutas”, afirmou Juvenil Nunes da Costa, secretário de administração e finanças do Sindicato dos Químicos do ABC e um dos coordenadores da Rede.

Confira aqui a íntegra da Carta entregue à Solvay

Leia mais:

Trabalhadores marcam protesto na Solvay Indupa de Santo André

Veja os vídeos:

Protesto Solvay (Reportagem TVT)

VIII Encontro e Protesto na Solvau Indupa de Santo André (TV Químicos ABC)

Veja as fotos do VIII Encontro

Veja as fotos do protesto