Posts

Resoluções do 11 Congresso entregues em Cuba

08/09/2013 às 21h00

O economista Thomaz Ferreira Jensen, assessor do DIEESE na subseção do Sindicato dos Químicos do ABC, participou do seminário anual do Centro de Estudos da Economia Cubana (CEEC) da Universidade de Havana, realizado entre 26 e 28 de junho no Hotel Nacional de Cuba

Por Thomaz Jensen (Subseção Dieese – Químicos do ABC)

O economista Thomaz Ferreira Jensen, assessor do DIEESE na subseção do Sindicato dos Químicos do ABC, participou do seminário anual do Centro de Estudos da Economia Cubana (CEEC) da Universidade de Havana, realizado entre 26 e 28 de junho no Hotel Nacional de Cuba.

Thomaz proferiu palestra sobre a política industrial brasileira e as ações de fomento à inovação que estão sendo implementadas no âmbito do Plano Brasil Maior. No seminário, foram apresentados 14 estudos sobre a evolução recente da economia em Cuba, elaborados pelos professores que integram o CEEC. Os temas abordaram desde a evolução industrial até o desempenho do setor agropecuário, passando por análises do sistema tributário do País e das políticas de inovação que estão sendo implementadas pelo Governo no âmbito das Orientações da Política Econômica e Social do Partido Comunista de Cuba e da Revolução, aprovadas em abril de 2011 no VI Congresso do Partido. Este conjunto de “lineamientos” apresenta 313 resoluções para “atualizar o modelo econômico cubano, com o objetivo de garantir a continuidade e irreversibilidade do Socialismo, o desenvolvimento econômico do País e a elevação do nível de vida da população, conjugados com a necessária formação de valores éticos e políticos de nossos cidadãos”.

O assessor do Sindicato manteve reuniões de trabalho com representantes do Governo de Cuba e com sindicalistas para tratar de futuros intercâmbios com o Sindicato. O Caderno de Resoluções do XI Congresso, com a moção de apoio ao povo de Cuba em sua luta anti-imperialista pelo Socialismo e contra o bloqueio econômico imposto pelo governo dos EUA desde 1962, foi entregue a Homero Acosta, Secretário do Conselho de Estado da República de Cuba e Deputado na Assembléia Nacional do Poder Popular, e a Ernesto Freire Cazañas, membro do Conselho Nacional da Central de Trabalhadores de Cuba (CTC), da qual é chefe do Departamento de Relações Internacionais, juntamente com Carlos de Dios Oquendo, Secretário Geral do Sindicato Nacional de Trabalhadores da Construção da CTC.