Ex-presidente do Sindicato dos Químicos do ABC faleceu nesta quinta-feira, 28, deixando um legado de lutas e vitórias para a categoria química e toda a classe trabalhadora
É com enorme pesar que registramos o falecimento do companheiro Sergio Novais, 62 anos, nesta quinta-feira 28 de janeiro, por falência múltipla de órgãos, de acordo com as notícias que chegaram ao Sindicato.
Operador de Eletroerosão, Sergio trabalhava na Cofade quando iniciou a militância no Sindicato, e posteriormente na BASF, onde se aposentou.
Em 1996, assumiu a Presidência do Sindicato dos Químicos do ABC. Em 1997 encabeçou a chapa 1 da CUT, derrotando a oposição da Força Sindical, ficando no cargo até 2003. Antes disso, em 1991, foi diretor de base, depois coordenador da Regional Pauliceia e também secretário de Administração e Finanças do Sindicato.
Nos anos 2000, foi eleito dirigente da Confederação Nacional do Ramo Químico (CNQ-CUT), onde exerceu por duas vezes o cargo de Presidente, foi também Secretário de Relações Internacionais e, posteriormente, Secretário de Administração e Finanças.
Contribuiu de forma extraordinária para o fortalecimento da luta da classe trabalhadora através da solidariedades sindical nacional e internacional, deixando o legado de construção e atuação na Rede de Trabalhadores na BASF América do Sul e na Federação Internacional dos Sindicatos da Química, Energia, Mineração e Indústrias Diversas (ICEM) – atualmente INDUSTRIALL (após fusão com outros ramos), entidade da qual Sergio chegou a ser membro da direção executiva.
Deixa a esposa Vera Novais e dois filhos: Thiago Novais e Rodrigo Novais.
Manifestamos nossa solidariedade a toda família, amigos/as e companheiros/as de luta de Sergio Novais, neste difícil momento de tristeza.
SERGIO NOVAIS: PRESENTE!!!
“Estamos desolados. A partida de Sergio Novais nos deixa um grande vazio. É uma perda imensa e dolorida para a família, amigos e para toda a categoria química. Amigo e parceiro fiel das nossas lutas, Sergio foi uma liderança fundamental para muitas das conquistas dos trabalhadores e trabalhadoras da categoria química. Ajudou a levar o nome do Sindicato mundo afora através da ICEM, hoje IndustriALL. Fará muita falta! Sergio Novais, sempre presente!”
Raimundo Suzart, presidente do Sindicato dos Químicos do ABC
Breve currículo da atuação do dirigente sindical Sergio Novais:
– Anos 90 – trabalhador da Cofade e BASF. Diretor de base, coodenador da Regional Pauliceia e secretário de Administração e Finanças do Sindicato
– 1997 a 2003 – Presidente do Sindicato
– Anos 2000 – integra a direção da Confederação Nacional do Ramo Químico da CUT, onde esteve até 2018, exercendo os cargos de secretário de Relações Internacionais, Presidente (por duas vezes) e secretário de Administração e Finanças.
– Anos 90 e 2000: ICEM – foi membro da executiva e vice-presidente regional América Latina e Caribe.
– Anos 2000 – membro da executiva da federação global IndustriALL.
Na foto acima, Sergio Novais homenageia o também ex-presidente do Sindicato, Paulo Lage, no VIII Congresso da CNQ-CUT, realizado em São Paulo/SP, em julho de 2017. Crédito Dino Santos.
Na foto abaixo, os ex-presidentes do Sindicato dos Químicos do ABC: Remígio Todeschini, Sergio Novais e Paulo Lage ao lado do atual presidente do Sindicato, Raimundo Suzart