Foi realizado em Florianópolis (SC), entre os dias 2 e 4 de dezembro, o 15º Encontro da Rede Internacional de Monitores Vida Viva.
A Rede é uma organização intersindical e internacional para discussões e reflexões sobre “vida, saúde e trabalho” a partir do olhar do trabalhador e com o objetivo de fortalecimento das organizações sindicais.
Dirigentes do Sindicato participaram da atividade, que também celebrou os 20 anos da rede e reuniu lideranças sindicais do Brasil, Alemanha, Índia, Colômbia, África do Sul e Canadá.
Nos encontros anuais os monitores de vários países trocam experiências dos trabalhos realizados com as ferramentas da Rede Vida Viva.
Além dos químicos, trabalhadores de diferentes ramos como professores, eletricitários, trabalhadores rurais, bancários, alimentação, metalúrgicos e petroleiros debateram os desafios políticos e sociais para a classe trabalhadora no Brasil e no mundo.
Os representantes do Sindicato dos Químicos do ABC foram Paulo Sérgio, Secretário de Saúde; Jansen, Secretário de políticas sociais; André, técnico de segurança do trabalho; Amabile, secretaria de políticas sócias da Fetquim (foto acima), todos monitores da Rede.
“São 20 anos de resistência e muito trabalho para fortalecer os sindicatos e as organizações no local de trabalho, com debates sobre a conjuntura política e social a partir do olhar dos trabalhadores e as transformações no mundo do trabalho com os avanços tecnológicos da digitalização 4.0”, pontuou o Secretário de Saúde do Sindicato, Paulo Sergio.
A atividade contou ainda com uma plenária de exposição histórica dos 20 anos. Durante o fechamento foi realizado um planejamento de ações para 2023, levando em consideração cada país, região e sindicatos que estavam presentes. Dentre eles o desafio de ampliar a participação de novos sindicatos.
Com informações do SMABC