Atividade foi realizada no sábado 31/8, em Santo André
Plenário lotado no sábado 31 de agosto para a realização da primeira de três plenárias preparatórias do 13º Congresso dos Químicos do ABC. Os trabalhadores e trabalhadoras presentes na sede, em Santo André, debateram e elencaram algumas propostas relacionadas aos 13 pontos do programa da Chapa 1, eleita para a gestão 2019 – 2023 da entidade.
Esta e mais duas plenárias, uma em São Bernardo do Campo em 28 de setembro, e outra em Diadema, em 26 de outubro, fecham a primeira etapa do Congresso. Além das propostas de ação resultantes dos debates, elas fazem parte do critério para a definição de delegados e delegadas para a segunda etapa: se habita a delegado(a), o trabalhador ou trabalhadora que tiver maior número de presença nas plenárias.
A segunda etapa do 13º Congresso apreciará as propostas e aprovará as resoluções que nortearão o trabalho da diretoria no próximo período. A etapa final será de 22 a 24 de novembro, em Atibaia, interior de São Paulo.
O secretário-geral e de imprensa do Sindicato, Paulão, foi quem conduziu os trabalhos em plenário, iniciando com uma explanação da atual situação político-econômica do país e o papel do Sindicato frente aos constantes ataques aos direitos trabalhistas e sociais.
“Temos muitos desafios e não vamos baixar a guarda, continuaremos resistindo e fazendo de tudo para implementar os 13 pontos que nos comprometemos no programa da chapa eleita. O Congresso é o maior fórum de deliberação da categoria química e as três plenárias vão contribuir com propostas para serem levadas à etapa final”, disse.
Trabalho em Grupos
Após a introdução feita pelo secretáro-geral, foram formados três grupos para a elaboração de propostas de ação relacionadas aos 13 pontos. entre os temas debatidos destacaram-se a luta por emprego, combate às terceirizações aproximação com os movimentos sociais para fortaecer as políticas públicas, combate ao trabalho infantial e apoio às lutas das mulheres, negros e LGBTs.
As propostas de ação também apontaram a importância da qualificação profissional associada à formação sindical; requalificação profissional para por fim à rotatividade nas empresas; oferecer qualificação profissional para desempregados e o retorno da homologação no Sindicato.
Melhora na comunicação com os trabalhadores via whatsapp e Youtube ; fortalecer as representações dos trabalhadores nas fábricas (OLTs), fomentar campelonatso de futebol, inserindo times femininos e de filhos de trabalhadores(as); instituir um dia de confraternização entre trabalhadores ativos e aposentados foram outras propostas que serão avaliadas em novembro.
O total de participantes na primeira plenária foi de 104 trabalhadores(as).
Veja aqui os documentos discutidos na primeira plenária:
– Apresentação Documentos de Subsídios aos Debates
– 13 compromissos da Chapa eleita
Calendário das Plenárias Preparatórias
31 de agosto de 2019: Plenária Preparatória em Santo André.
Horário: Das 9h às 13h, na sede do Sindicato
Local: Rua Senador Fláquer 813 – Centro.
Tema: “Os 13 compromissos da Chapa eleita”.
28 de setembro de 2019: Plenária Preparatória em São Bernardo.
Horário: Das 9h às 13h.
Local: Centro de Formação Celso Daniel. Rua João Lotto s/nº, próximo à sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.
Tema: “Como Representar e organizar os trabalhadores”.
26 de outubro de 2019: Plenária Preparatória em Diadema.
Horário: Das 9h às 13h
Local: a definir.
Tema: “Como financiar a luta dos trabalhadores”.
Leia ainda:
Primeira etapa do 13º Congresso dos Químicos do ABC começa neste sábado 31/8 em Santo André