Posts

Alípio Freire, PRESENTE!

22/04/2021 às 20h55

Incansável defensor da democracia e lutador pelas causas sociais, Alípio nos deixou nesta quinta-feira, 22 de abril, vítima da COVID-19

Morreu nesta quinta-feira, 22/4, aos 75 anos de idade, o jornalista, escritor e artista plástico, Alípio Freire. Hospitalizado desde o dia 21 de março, Alípio é mais um que se soma às milhares de vítimas fatais da Covid-19 no país.

Baiano de Salvador, Alípio foi militante político que combateu a ditadura militar. Foi preso aos 23 anos de idade, pela Operação Bandeirantes (Oban), e sofreu toda a violência do Estado e de seus agentes. Depois de três meses de torturas e interrogatórios, foi transferido para o Presídio Tiradentes, onde ficou preso entre 1969 e 1974. Foi anistiado pelo Ministério da Justiça em 2005.

Seguiu sua militância no jornalismo, nas artes e na vida partidária. Foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) e atuou em diversas frentes do movimento sindical, movimentos sociais e populares.

Foi o criador e o primeiro editor-chefe da Revista Sem Terra (1997), do MST.  Foi também um dos fundadores e membro do Conselho Político do Jornal Brasil de Fato, onde contribuiu com vários artigos e análises. E atuou junto à editora Expressão Popular.

Alípio no Sindicato

Em 2 de setembro de 2013, ele esteve reunido com a Direção Colegiada e militantes do nosso Sindicato para debater as motivações do golpe que implantou a ditadura civil-militar no Brasil, em 1964, com destaque para a participação de empresários e banqueiros no financiamento à repressão.  Leia AQUI.

Na ocasião, foi exibido o documentário “Cidadão Boilesen”, lançado em 2009 e dirigido pelo cineasta Chaim Litewski, que mostra a estruturação e o financiamento por empresários e banqueiros paulistas da OBAN, laboratório que geraria, pouco tempo depois, o DOI-CODI (Destacamento de Operações de Informação do Centro de Operações de Defesa Interna). O documentário, com 80 minutos de duração, pode ser assistido na íntegra AQUI.

 

Deixa a companheira Rita Sipahi, três filhos e netos.

 

 

Leia também:

Alípio Freire, defensor incansável da democracia brasileira, morre de covid aos 75 anos

Alípio Freire, presente!

 

Sindicato dos Químicos do ABC
Visão geral de privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.