Posts

Tragédia anunciada: tristeza, raiva, vergonha e luta em Mariana

09/11/2015 às 23h08

CNQ está acompanhando os desdobramentos e manifesta sua solidariedade à população de Mariana

O assessor para os temas de mineração da CNQ-CUT, Lourival Araújo Andrade, esteve dia 6 de novembro – um dia após a tragédia – na cidade conversando com moradores e participando de reuniões com sindicatos locais, com o Sindágua – MG, padres da cidade, organizações de direitos humanos da região, organizações da juventude e ambientalistas. Seu relato traduz a indignação diante de uma tragédia anunciada, pois, um estudo técnico de 2013 realizado por uma equipe contratada pelo Ministério Público, demandada por denúncia da sociedade, mostrou que a barragem tinha problemas e que a solicitação da mineradora de aumentar sua altura mais uma vez não era permitida.

“Sabemos que a queda da barragem não foi uma fatalidade natural, como querem nos fazer crer os meios de comunicação. Tudo isso é o resultado da negligência de um grupo econômico poderoso e que tem se beneficiado com as taxas de lucros astronômicos obtidas a custo de exploração de milhares de trabalhadores e trabalhadoras que, nesse momento, enfrentam a perda, a mutilação e a destruição de suas casas. Alguns retirados para sempre do convívio familiar”, afirma a presidenta da CNQ, Lucineide Varjão, que, em nome de toda a direção da entidade, manifestou nossa solidariedade a todos os trabalhadores e trabalhadoras da Samarco e seus familiares.

A Samarco Mineração é de propriedade da VALE (50%) e da BHP Australiana (50%). De acordo com informações da própria empresa, o rompimento das barragens liberou cerca de 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos no meio ambiente, o suficiente para encher 24.800 piscinas olímpicas.

Confira abaixo trechos do relato do assessor Lourival Araújo Andrade.

Tristeza, raiva, vergonha e luta

… Estivemos ontem, dia 6 de novembro, em Mariana- MG na reunião das entidades sociais sindicais e movimentos ambientais, de direitos humanos e de solidariedade que imediatamente correram para lá após a tragédia criminosa do rompimento da barragem de rejeitos da Samarco Mineração…

… É importante registrar o clima de tristeza misturado com a solidariedade que tomou conta da cidade. Em todos os locais o assunto eram as ameaças que todos vivem com os distúrbios provocados pela mineração insustentável…

… [uma das reuniões] buscou avaliar a relação da mineração com a cidade, as recorrentes agressões às comunidades tradicionais, incluindo onde moram os trabalhadores da mineração, os crimes ambientais existentes, a situação especifica dos trabalhadores, incluindo a maioria que são os terceirizados e o que fazer diante da tragédia no momento e a médio prazo…

… [foi definido a] constituição de 5 grupos de ação e marcadas duas atividades. Uma para um debate local objetivando informar a todos, especialmente as lideranças locais, o que aconteceu, incluindo uma leitura técnica que será feita por um professor da Universidade Federal de Ouro Preto, cidade vizinha, e outra em Belo Horizonte para denunciar e conclamar solidariedade…

…  Muitas foram as falas mostrando as incoerências existentes na mineração brasileira. A maioria mostrando os efeitos negativos do modelo de mineração adotados no Brasil e os efeitos positivos que são absorvidos só por uma minoria de acionistas, fornecedores e o alto escalão das empresas de mineração…

… Outra denúncia relativa a tragédia é a manipulação e o controle das informações, objetivando colocar a empresa como se ela fosse atingida por um abalo sísmico, livrando a mesma das suas responsabilidades.

Fotos: Douglas Resende e Rafael Lage

Acompanhe a cobertura exclusiva que está sendo feita pela equipe do Jornal Brasil de Fato AQUI

Sindicato dos Químicos do ABC
Visão geral de privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.