Posts

Após anúncio de encerramento da produção, trabalhadores da BASF Anchieta decidem entrar em greve

02/06/2015 às 16h58

Nova assembleia será realizada nesta quarta-feira, às 14h

Os cerca de 90 trabalhadores da BASF Anchieta, localizada na Via Anchieta em São Bernardo do Campo, decidiram, na manhã desta terça-feira, 2 de junho, deflagrar greve como forma de pressão para abrir negociação com a empresa.

Eles ficaram revoltados com a proposta de pacote interno de requalificação profissional oferecido aos trabalhadores que serão demitidos e querem a abertura de negociação com a empresa.

Em assembleia realizada pelo Sindicato dos Químicos do ABC às 14h, com os trabalhadores dos dois turnos, ficou decidido que a greve continuará até quarta-feira, às 14h, quando será realizada nova assembleia para definir encaminhamentos.

A assembleia também tirou uma Comissão de Trabalhadores para acompanhar as negociações da empresa com o Sindicato.

Até às 17h desta terça-feira, a empresa ainda não havia se manifestado e entrado em contato com os dirigentes sindicais.

Encerramento da produção

A BASF anunciou nesta segunda-feira (1/6) o encerramento da produção da unidade fabricante de poliamida na Via Anchieta até o final deste ano. A decisão acontece depois do local ter sido danificado por um incêndio em novembro do ano passado.

No comunicado, a BASF admitiu que os trabalhadores serão afetados e ofereceu “um pacote interno de requalificação profissional e preparação” para os trabalhadores que serão demitidos com a nova medida.

A empresa também assegurou que os seus clientes da América do Sul continuarão a serem atendidos por meio das plantas da China, Estados Unidos, Alemanha e Bélgica.