Entidades vão planejar conjuntamente a organização de dados e pesquisas sobre o período militar
Começa nesta quinta-feira (29) o Encontro Nacional das Comissões da Verdade dos Sindicatos CUTistas. A atividade é organizada em parceria com a AFL-CIO, maior central sindical norte-americana.
A proposta deste Encontro foi apresentada na última reunião da Comissão pela Memória, Verdade e Justiça da CUT em dezembro. Tem como objetivo socializar as atividades promovidas pelas Comissões da Verdade criadas em sindicatos de base e planejar conjuntamente ações que possam incentivar o processo de recolhimento de dados e de pesquisas sobre o que foi o período da ditadura militar para sindicatos e trabalhadores.
No encontro serão apresentados resultados do trabalho da CUT vinculado à Comissão Nacional da Verdade (CNV) e nessa perspectiva, o Encontro estima potencializar os esforços para compilar subsídios ao debate do 12º CONCUT que acontece em outubro, em São Paulo.
Estarão presentes a advogada e ex-integrante da Comissão Nacional da Verdade, Rosa Cardoso; o assessor da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Gilney Viana; e a deputada federal e ex-ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário.
Programação para o Encontro Nacional de Comissões da Verdade dos Sindicatos Cutistas
Local: Casa Jesuitas Brasil
Rua Bambina, 115 – Botafogo
Rio de Janeiro – RJ
Data : 29 e 30 de janeiro de 2015
Dia 29/01
9h00 – abertura com representantes da CUT e da AFL-CIO
9h30 – Comissão Nacional da Memória Verdade e Justiça da CUT – atividades e balanço
11h – Verdade, Justiça e reparação no movimento sindical da América Latina – Jana Silverman – AFL-CIO
12h – Almoço
13h30 – Foco das pesquisas do GT trabalhadores e seus desdobramentos – Antonio José Marques -CEDOC da CUT
15h – café
15h15 – CNV e GT trabalhadores histórico e desdobramentos – Dra. Rosa Cardoso
16h30 – Apresentação dos trabalhos das comissões da verdade dos Sindicatos presentes
18h – Encerramento
Dia 30/01
9h – Mesa redonda sobre propostas de encaminhamentos para continuidade dos trabalhos das comissões com base no trabalho já realizado com a Presença de Gilney Viana Assessor da SDHPR e da Deputada Federal Maria do Rosário.
12h – Aprovação das propostas e plano de trabalho
13h – almoço
14h – Visita ao Dops
18h – Encerramento