Documento reforça a falta de diálogo e de participação da rede nas negociações coletivas e a preocupação com questões relacionadas à segurança no local de trabalho
As diferenças salariais em plantas diferentes, diálogo e os desafios para as negociações foram os temas debatidos no encontro da Rede Braskem, em 19/11, em São Paulo. O principal ponto foi a elaboração de uma carta de reivindicações à empresa.
A carta, entregue ao final do evento, reforçou a falta de diálogo e de participação da rede nas negociações coletivas e a preocupação, por parte dos trabalhadores, com questões relacionadas à segurança no local de trabalho.
Também foi debatida durante o encontro a aquisição da Solvay pela Braskem e a necessidade de medidas que garantam a manutenção dos postos de trabalho.
A íntegra da carta:
À Braskem S/A
A/C Vice Presidente de P&O – Sr. Marcelo Arantes
Tema: Negociações Coletivas 2014
A Rede de Trabalhadores(as) da Braskem e seus sindicatos abaixo relacionados, manifestam através deste documento, a contrariedade e repúdio com as práticas que a empresa vem adotando nas negociações das Convenções/Acordos Coletivos e que infelizmente se repete em 2014.
No intuito de retomar e manter um diálogo que contribua para o entendimento e avanços nas negociações ora descritas, destacamos:
- Retomada imediata das negociações;
- Avanços no reajuste salarial e seus reflexos nas demais cláusulas;
- Não aplicação do escalonamento salarial;
- Não considerar como definitivo o adiantamento depositado em folha;
- Maior cobertura no Seguro de Vida em Grupo;
- Implantação do Vale Cultura;
- Regularização imediata e garantia do padrão contratado de atendimento da assistência médica.
Além das questões acima relacionadas, é importante trazer ao momento as preocupações dos trabalhadores(as) petroquímicos com relação às inseguranças de processo e de acidentes de trabalho possível de ocorrerem devido a introdução por procedimentos operacionais que levam uma redução no efetivo durante o período de alimentação.
Neste sentido, a Rede de Trabalhadores(as) da Braskem, solicita que a Empresa reveja esta reincidente sistemática de negociação e garanta que as relações entre as entidades representativas dos seus trabalhadores(as) sejam respeitadas e que não seja aplicada nenhuma forma de discriminação de gênero, raça, credo, regionalismo ou de nível salarial.
No aguardo,
Marcondes Machado
Coordenador da Rede dos Trabalhadores(as) da Braskem
SINDIPETRO AL/SE
SINDIQUIMICA BA
SINDIPOLO RS
SINDIQUIMICA CAXIAS RJ
SINDICATO DOS QUÍMICOS DO ABC/SP
SINDICATO DOS QUÍMICOS UNIFICADOS DE CAMPINAS, OSASCO, VINHEDOS E REGIÃO/SP
SINDICATO DOS QUÍMICOS, FARMACÊUTICOS E DE FERTILIZANTES DA BAIXADA SANTISTA/SP