Confira as publicações e a animação lançada no Seminário de Redes Sindicais, realizado em novembro, em São Paulo, encerrando as atividades do projeto Promoção dos Direitos Trabalhistas na América Latina
No seminário Redes e os desafios para a construção de um sindicalismo global, que marcou o encerramento das atividades do projeto Promoção dos Direitos Trabalhistas na América Latina, gerido pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), Instituto Observatório Social, pela CNQ e pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM), e apoiado pelo centro de formação DGB Bildungswerk (DGB BW), foram lançados alguns materiais para enriquecer o debate, a formação e o planejamento de ações relacionadas às redes sindicais de trabalhadores em multinacionais.
Participam da atividade cerca de 100 trabalhadores(as) em empresas multinacionais do ramo metalúrgico (Thyssenkrupp, Weg, Leoni, Vallourec e Stihl) e do ramo químico (Knauf, Braskem, Linde, CBC, Leoni, Shott e Henkel), além de representantes de organizações internacionais ligadas ao mundo do trabalho e coordenadores de redes sindicais na Alemanha.
O Seminário aconteceu em São Paulo, nos dias 18 e 19 de novembro passado. Confira abaixo os materiais lançados:
1. Revista especial em comemoração aos 30 anos de cooperação entre Brasil e Alemanha no sindicalismo
Clique AQUI para ter acesso à publicação.
2. Animação explicando como surgiram e como atuam as redes de trabalhadores e trabalhadoras em empresas multinacionais: um material que resultou do Projeto dos Direitos Trabalhistas na América Latina:
Clique AQUI para assistir
Clique AQUI para download
3. Cartilha Redes Sindicais: elaborada como parte da estratégia de formação e capacitação dentro do projeto Promoção dos Direitos Trabalhistas na América Latina, a publicação tem o objetivo de dar subsídios a trabalhadores e trabalhadoras para que se tornem agentes conhecedores e defensores de seus direitos. Seu uso, entretanto, não deve ficar limitado ao ambiente de formação.
Clique AQUI para download:
A cobertura completa do seminário redes e os desafios para a construção de um sindicalismo global pode ser conferida no site www.os.org.br/cutdgb