Posts

TVT começa a exibir série sobre o golpe militar

21/02/2014 às 19h03

Documentário 1964 – Um golpe contra o Brasil, dirigido por Alípio Freire, será exibido em cinco capítulos sempre às sextas, às 19h30

A TVT começa a exibir nesta sexta-feira (21/02) o documentário 1964 – Um golpe contra o Brasil, dirigido pelo jornalista e escritor Alípio Freire. O filme é resultado da parceria entre a emissora e o Núcleo de Preservação da Memória Política e retrata o golpe de Estado que completa 50 anos em 2014.

A produção levou pouco mais de um ano para ser concluída e o lançamento aconteceu no ano passado no Centro de Memória e Resistência, que fica no prédio do antigo Dops (Departamento de Ordem Política e Social). O documentário traz entrevistas de estudiosos do assunto e pessoas que vivenciaram o período, como Almino Affonso, ex-ministro do Trabalho do governo de João Goulart, Aldo Arantes, na época presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), e Derly José de Carvalho, fundador do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo.

“Fizemos entrevistas com pessoas que estudaram aquele momento e que também eram militantes na época. Além de pessoas informadas sobre o assunto, são testemunhas do que aconteceu e todas foram perseguidas”, disse Freire.

O filme retrata desde o período pré-golpe, com a renúncia do presidente Jânio Quadros, e a tentativa por parte dos militares de impedir a posse de seu vice, João Goulart, até o golpe, em 31 de março, e a influência norte-americana na derrubada do governo brasileiro.

HISTÓRIA

Para o jornalista, que participava do movimento estudantil na época do golpe e foi preso político entre os anos de 1969 e 1974, é importante que o assunto seja amplamente discutido principalmente para que a população mais jovem possa compreender este capítulo da história do País. “É um material para que as pessoas possam entender o que aconteceu e se contrapor às versões oficiais.”

O documentário tem quase 2h30 de duração e foi dividido em cinco capítulos que serão exibidos todas as sextas-feiras, às 19h30, após o Seu Jornal. A transmissão acontece no canal 2 da NET na Capital, 46 UHF em Mogi das Cruzes e pela internet no www.tvt.org.br. A emissora pretende exibir outros filmes ao longo do ano sobre o golpe de 1964.