Posts

Campanha Salarial 2013: mobilizar fábrica a fábrica

23/10/2013 às 18h39

 

Com negociações suspensas, orientação é pressão total

dos trabalhadores para exigir avanços dos patrões

 

Mais uma semana em que todos os dias as mobilizações foram intensas nas portas das fábricas. Com caminhão de som e paralisação da produção, os diretores do Sindicato estiveram junto com os trabalhadores em dezenas de fábricas para fortalecer a luta pelo atendimento da pauta de reivindicações e pontos específicos, como convênios médicos, desjejum, vale refeição e PLR (Participação de Lucros e Resultados) diferenciada, entre outros itens.

As mobilizações consistem em assembleias, atrasos na entrada dos turnos, distribuição dos jornais, paralisações e greves para demonstrar a disposição da categoria em buscar um bom acordo na mesa de negociação, com aumento real de salários, redução da jornada e melhoria na qualidade de vida e trabalho da categoria.

Essa é a palavra de ordem até o próximo dia 8 de novembro, sexta-feira, quando a assembleia vai decidir os rumos da Campanha.

Acompanhe as fábricas mobilizadas esta semana:

Santo André: de acordo com o Paulão, coordenador da regional, as mobilizações começaram terça-feira, 22/10, na Resiplastic, em Mauá, onde a luta é por redução da jornada, convênio médico, vale alimentação e plano de PLR. Na quarta-feira, 23/10, mais duas assembleias aconteceram, uma na Kalf, em São Caetano, e outra na AkzoNobel, em Mauá. Nas duas fábricas, existem pautas específicas, como redução da jornada. Na AkzoNobel, a situação também é de reivindicação por trabalho em sábados alternados. Hoje, dia 24/10, foi dia de mobilização na porta da CBC, em Ribeirão Pires, onde também será reforçada a luta por redução de jornada, abono salarial e transporte, entre outros itens.

São Bernado do Campo: o coordenador da regional, Ronaldo, conta que na quarta-feira houve paralisação de cerca de 30 minutos na Hunner Stringal. Lá as reivindicações são por Plano de Cargos e Salários, Vale Alimentação e PLR diferenciada. Tivemos ainda mobilizações na Pertech e na Autometal, com a pauta da Campanha Salarial e PLR diferenciada nas duas fábricas.

Diadema: Evandro, coordenador da regional, conta que há mobilizações fortes nas fábricas e previsão de paralisações na semana que vem. Na terça-feira, 22/10, houve mobilização de cerca de 2 horas na Labsynth e que houve um reforço na briga pelo Plano de Cargos e Salários e o desjejum para o segundo turno. Ontem, foi a vez da Bordo Plast, onde a luta é por Plano de Cargos e Salários, convênio médico e cesta básica. Há previsão de paralisação na Bordo Plast na terça-feira, dia 29/10. Ontem, 23/10, aconteceu assembleia na Component e para amanhã, 25/10, esta prevista mobilização na porta da Luconi.

Veja as fotos