Reunião do Comitê Executivo da organização define ações mundiais de combate à precarização do trabalho e dos direitos sindicais
O presidente do Sindicato, Paulo Lage, o secretário de Administração e Finanças, Juvenil Nunes da Costa, e o assessor de políticas públicas e sociais, Nilton Freitas, participaram nos dias 28 e 29 de maio da reunião do Comitê Executivo da IndustriALL Global Union – a organização sindical internacional que congrega trabalhadores metalúrgicos, químicos e têxteis de todo o mundo. A reunião foi realizada em Frankfurt, Alemanha. Também estava presente o diretor do Sindicato e secretário de administração e finanças da CNQ-CUT, Sergio Novais, que é membro do Conselho Financeiro da organização.
No encontro, foram abordados temas como o combate ao trabalho precário e às práticas antissindicais e a defesa da igualdade de oportunidades para mulheres, jovens e minorias. Os sindicalistas latino-americanos já debateram previamente esses assuntos na primeira reunião regional da América Latina e Caribe da IndustriALL, que aconteceu nos últimos dias 15 e 16 em Buenos Aires, na Argentina.
De acordo com o dirigente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM), João Cayres, que integra o Comitê Executivo Regional da IndustriALL, a reunião de Frankfurt também definiu ações efetivas de apoio e solidariedade às organizações sindicais em lugares onde a democracia ainda é frágil, caso do Egito, que acabou de fundar o Congresso Democrático do Trabalho, a central sindical dos trabalhadores daquele país.
A IndustriALL foi criada há um ano, a partir da fusão da FITIM (metalúrgicos), ICEM (químicos) e FITTVC (têxteis/vestuário). A entidade representa 50 milhões de trabalhadores em 140 países e se tornou uma das principais referências na luta por condições dignas de trabalho e pelos direitos sindicais em todo o mundo.
Com informações de Solange do Espírito Santo – assessoria de imprensa da CNM/CUT