Realizado na terça-feira, 22 de novembro, o evento destacou a importância estratégica do Polo para a região e para o desenvolvimento sustentável da indústria química nacional.
A celebração dos 50 anos do Polo Petroquímico do Grande ABC reuniu representantes das empresas que compõem o complexo industrial, das prefeituras de Santo André e Mauá, do Governo do Estado, entidades de classe e universidades.
O Sindicato dos Químicos do ABC apoiou e participou da atividade, representando os trabalhadores das empresas químicas da região.
A iniciativa foi organizada pelo Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (Cofip ABC), que reúne 17 empresas associadas.
Impacto socioeconômico
O presidente Raimundo Suzart integrou do debate da primeira parte do evento, acompanhado pelo presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Aroaldo Oliveira da Silva; da secretária de Desenvolvimento Econômico de Mauá, Vera Escudeiro, do prefeito de Santo André, Paulo Serra; do deputado estadual Luiz Fernando Teixeira, representante da Frente Parlamentar de Química; do presidente do COFIP ABC, Max Araújo, e do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Bruno Caetano.
Um dos mais importantes complexos petroquímicos em operação no Brasil, o Polo do Grande ABC é responsável por 12% do PIB da indústria química nacional, o equivalente a quase R$ 50 bilhões de faturamento por ano.
As empresas do Polo geram em torno de 10 mil empregos formais e contribuem com aproximadamente 60% da arrecadação total de Mauá e 25% do orçamento anual de Santo André.
Fórum de Diálogo Social
Este ano, em agosto, o COFIP ABC e as prefeituras de Mauá e de Santo André assinaram os decretos municipais de delimitação da área do Polo do Grande ABC como um complexo de indústrias e empresas do setor químico, petroquímico e engarrafamento de GLP (gás liquefeito de petróleo) e de criação do Comitê Gestor de Governança do Polo.
Os decretos contemplam o desenvolvimento de ações para dar suporte à operação do Polo, de forma a ampliar a sua competitividade e garantir condições de segurança e qualidade de vida para a comunidade do entorno.
Outra iniciativa importante colocada em prática em julho deste ano pelo COFIP ABC e pelas empresas associadas foi a criação de um canal de relacionamento direto com as comunidades dos municípios de Mauá, Santo André e Parque São Rafael (SP).
Esse canal faz parte das atividades do Plano de Comunicação e Participação (PCP) que contempla várias ações para intensificar e fortalecer a comunicação com os moradores do entorno.
Realizadas trimestralmente em cada município, as reuniões do Fórum de Diálogo Social são uma oportunidade para os moradores apresentarem suas opiniões, sugerirem melhorias e destacarem as demandas consideradas importantes.
Fonte: ABC do ABC
Leia também: