Notícias

Novembro Azul e a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Escrito por: Redação
13/11/2023 às 11h39
Novembro Azul e a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Sindicato apoia campanha que busca a conscientização e prevenção do câncer de próstata

Depois da Campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, agora é a vez da Campanha Novembro Azul, mês que é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem.

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos.

Homens a partir dos 50 anos devem procurar um posto de saúde para realizar exames de rotina. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.

Prevenção

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com 45 anos de idade ou mais façam o exame de próstata anualmente, o que compreende o toque retal feito e o PSA. Segundo especialistas, o toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame.

Tratamento

Caso a doença seja comprovada, o médico pode indicar radioterapia, cirurgia ou até tratamento hormonal. Para doença metastática (quando o tumor original já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento escolhido é a terapia hormonal.

Paulo Sergio“Vergonha é não se cuidar. Vamos acabar com o preconceito e cuidar da nossa saúde. A partir dos 45 anos, procure o urologista e faça os exames de próstata anualmente”, destaca o secretário de Saúde do Sindicato, Paulo Sergio Lima.