Notícias

COMSAT dos Químicos ABC celebra 40 anos e reforça organização e luta no local de trabalho

Escrito por: Redação
20/05/2024 às 16h44
COMSAT dos Químicos ABC celebra 40 anos e reforça organização e luta no local de trabalho

Por Luiz Carvalh0

O Sindicato dos Químicos do ABC celebrou no último sábado (18) os 40 anos da sua Comissão de Saúde do Trabalhador (COMSAT), espaço essencial para prevenir acidentes e doenças de trabalho e garantir condições dignas no ambiente profissional.

A atividade realizada no auditório da sede da entidade, em Santo André, reuniu lideranças dos movimentos sindical e sociais, representantes de organizações parceiras e também químicas  que marcaram história da Comissão.

A COMSAT dos químicos do ABC foi criada em maio de 1984, ainda durante a ditadura militar, quando a classe trabalhadora se organizava para combater a exploração por parte de patrões e garantir a democracia também na indústria por meio do encontro de comissões de fábrica, cipeiros e outros grupos articulados pela resistência.

Na abertura, o presidente do Sindicato, José Evandro da Silva (foto acima), convocou a base para participar da Marcha das Centrais Sindicais, que acontecerá no dia 22 de maio, em Brasília, e terá como pauta uma agenda de 11 itens, entre os quais a redução da jornada de trabalho e empregos decentes, a defesa da lei de igualdade salarial entre homens e mulheres, a redução dos juros, a correção da tabela de imposto de renda, a valorização do salário mínimo e das aposentadorias e a transição justa e ecológica das formas de produção, temas que afetam diretamente a categoria.

Ao tratar da COMSAT, José Evandro ressaltou que as doenças laborais se transformaram ao longo das últimas quatro décadas e isso exige uma atualização constante dos dirigentes.

“Nesses 40 anos, muita coisa mudou, era um debate diferente, as doenças evoluíram, quando a Comissão surgiu tinha muita LER/DORT (lesões por esforços repetitivos/ distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho) e agora temos muita mais depressão. Precisamos dar resposta para a categoria e para isso a direção, a comissão a secretaria (de Saúde) tem acompanhado e se qualificado para os debates para saber responder às necessidades da categoria”, disse.

Resgate histórico

A celebração destacou conquistas que ocorreram ao longo das quatro décadas de atuação a partir do fortalecimento da organização no local de trabalho e da construção de espaços decisivos, como fóruns e grupos tripartites, nos quais o Sindicato pôde apresentar propostas importantes para a base e o país.

Foi dessa maneira que, com o apoio de organizações como o Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e Ambiente de Trabalho (Diesat), a entidade elaborou o Programa de Saúde do Trabalhador Químico, que resultou no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), e conquistou na Constituição de 1988 as jornadas reduzidas em oposição a períodos de 24 horas de trabalho, que aumentam o risco de acidentes.

Foi também devido à combatividade da COMSAT que batalhas contra a contaminação por chumbo, o benzeno e o mercúrio tiveram avanços na legislação e tornaram rotineiras as visitas técnicas em fábricas e indústrias para combater a acidentalidade.

COMSAT 40 anos

Homenagens

Tais avanços, porém, só foram possíveis por conta da dedicação e a capacidade de lideranças homenageadas durante o encontro com uma placa, como o ex-presidente do Sindicato dos Químicos do ABC, Remígio Todeschini, que representou o período de trabalho da Comissão de 1984 a 1991 e tratou sobre a importância de valorizar a história, mas sem deixar de manter o comprometimento com a luta no presente e futuro.

“Essa luta tem de continuar na organização no local de trabalho através da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio), que será reformulada em outubro deste ano. Parabéns a todos e continuemos na luta em defesa da saúde”, ressaltou.

Também foram homenageados Domingos Lino (representando o período de 1991 a 1992 da COMSAT), Élcio Antonio Tibério (1992 a 1999, já falecido), Aparecido Donizetti (2000 a 2003), Marco Antonio Guilherme (2003 a 2006), José Freire da Silva (2006 a 2015) e Paulo Sérgio Silva (2015 até presente data), que recebeu a placa das mãos do ex-presidente do Sindicato dos Químicos e atual presidente da CUT-SP, Raimundo Suzart.

No encerramento, o Secretário de Saúde e coordenador da COMSAT, Paulo Sérgio Silva, apontou a importância da construção contínua do processo de mobilização.

“Tenho muito orgulho de fazer parte dos 40 anos da COMSAT, os que me antecederam deixaram um legado e estou dando continuidade, com direção e militância”, disse.

Confira a galeria de fotos da atividade de celebração dos 40 anos da COMSAT Químicos do ABC AQUI

Sindicato dos Químicos do ABC
Visão geral de privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.