Lideranças do Sindicato dos Químicos do ABC participaram na manhã desta quinta-feira, 04 de julho, da celebração dos 30 anos do SPIE (Serviço Próprio de Inspeção de Equipamento), uma certificação prevista no Anexo II da NR-13 (Vasos de Pressão, Caldeiras, Tanques e Tubulações).
A atividade foi na sede do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), no Rio de Janeiro. O IBP é o órgão creditado pelo Inmetro para certificação do SPIE.
O Sindicato teve um papel importante no estabelecimento da Comissão de Certificação do IBP (Comcer), responsável pela certificação do SPIE. O Concer tem formação tripartite (governo, empresas e trabalhadores) e é uma experiência pioneira em todo o continente americano.
Na representação dos trabalhadores, a Comcer é composta pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) e Confederação Nacional do Ramo Químico (CNQ-CUT).
O engenheiro de segurança Nilton Freitas, assessor do nosso Sindicato, integrou o primeiro Comcer como representante dos trabalhadores, passando essa representação posteriormente para o técnico de segurança do nosso Sindicato, André Almeida.
Atualmente, Joel Santana, coordenador da Regional Santo André do Sindicato, é o representante dos trabalhadores, pela CNQ-CUT, no Comcer.
“Essa certificação é muito importante, ela tem a finalidade de aumentar a segurança operacional da indústria química e petroquímica”, explica Joel.