Por Paulo José dos Santos (Paulão)*
Na manhã de segunda-feira, 4 de agosto, recebemos uma delegação de sindicalistas turcos do sindicato PETROL-İŞ, que representa trabalhadores de empresas químicas, petroquímicas e do setor em geral.
A comitiva era composta pelo presidente Sr. Süleyman Akyüz, pelo vice-presidente Sr. Niyazi Recepkethüda, pelo secretário de Formação e Organização, Sr. Şivan Kırmızıçiçek, pelo coordenador da filial de Gebze, Sr. Erkan Zorlu, e pelo coordenador da filial de Istambul, Sr. Erhan Kaplan, que também atuou como assessor de formação e tradutor.
A visita é fruto do Acordo de Cooperação Brasil-Turquia, firmado em 2010, com articulação de Nilton Freitas, representante da Regional da ICM para América Latina e Caribe.
O presidente do Sindicato dos Químicos do ABC, José Evandro, recebeu a delegação e deu as boas-vindas. Como de costume, houve a tradicional troca de presentes.
Os visitantes participaram de parte da reunião colegiada com a direção e funcionários do sindicato, debatendo o contexto político e econômico do país.
O objetivo principal do acordo, além de abordar pontos em comum, é promover a troca de experiências entre as secretarias de Formação e Organização, Saúde e Meio Ambiente.
Após o almoço, o grupo visitou a Associação Ivo, em São Bernardo do Campo, encerrando o dia com um jantar na Associação Valdibia e Lauro Gomes — espaço de lazer onde ocorrem o campeonato de futebol society entre empresas da categoria e atividades da juventude apoiadas pelo projeto da ICM.
Na terça-feira, 5 de agosto, a delegação visitou o Sindicato dos Químicos Unificados de Campinas, onde conheceu membros da diretoria, a loja de produtos orgânicos do projeto LiVRES GUANABARA — iniciativa voltada à construção de uma cadeia alimentar livre de agrotóxicos — e o CEFOL, Centro de Educação e Formação com estrutura para eventos, cultura e lazer voltado à classe trabalhadora e suas famílias. No final da tarde, visitaram as instalações da empresa Braskem, em Paulínia, para conhecer o sistema de armazenamento de gás propeno em esferas e os processos de transformação em diversos produtos plásticos e derivados.
Na quarta-feira, 6 de agosto, foi realizada uma apresentação sobre as áreas de Formação e Organização, Saúde e Meio Ambiente, com participação das secretarias do Sindicato dos Químicos do ABC, da FETQUIM e da CNQ. À tarde, o grupo visitou as instalações da Colônia de Férias da FEQUIMFAR, na Praia Grande, voltada a químicos e farmacêuticos da Força Sindical, além da feira de artesanato local e do Museu do Café.
No dia 8 de agosto, a visita programada é na refinaria da Petrobras (RECAP), em Mauá.
Apesar das diferenças de cultura e idioma, temos algo essencial em comum: a luta pela manutenção dos direitos da classe trabalhadora — seja no Brasil, na Turquia ou em qualquer parte do mundo — frente à exploração do sistema capitalista.
#JuntosSomosMaisFortes