Na manhã desta quinta-feira (21/08), dirigentes sindicais se reuniram com o prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, e o deputado Rômulo Fernandes. O Sindicato dos Químicos do ABC esteve presente, representado pelo presidente José Evandro Alves da Silva e pelo coordenador da Regional Santo André, Marcio Lisias Barone.
Emprego
Durante a atividade, Evandro apresentou o ponto de vista da categoria química sobre os desafios da região e destacou a importância da parceria entre poder público e movimento sindical.
“É gratificante ver o trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade de Mauá em várias áreas, focando na pauta do emprego e na necessidade de o movimento sindical tratar rapidamente da qualificação dos nossos trabalhadores e trabalhadoras da região”, afirmou o presidente.
Qualificação Profissional
Ele também chamou atenção para um problema crescente: a falta de mão de obra nas indústrias locais.
“Hoje estamos verificando uma grande falta de mão de obra nas indústrias, por vários motivos: a própria tecnologia, o perfil dos novos trabalhadores, o trabalho por aplicativo, os baixos salários das indústrias e a falta de cursos voltados para a área industrial. O próprio Senai tem mudado seu perfil em relação aos cursos”, explicou.
União entre poder público e movimento sindical
Evandro defendeu a construção de uma agenda conjunta com o governo municipal, sindicatos e as instituições de ensino profissionalizante.
“A ideia é que nós, do movimento sindical, possamos nos reunir com o governo e com o Senai para debater essa situação, buscando cada vez mais qualificar nossos trabalhadores e trabalhadoras”, concluiu.
O encontro também contou com a presença dos secretários municipais Cicero Firmino (Martinha) – Desenvolvimento Econômico; Edílson de Paula – Relações Institucionais; e do ex-presidente dos Químicos do ABC, Paulo Lage, hoje adjunto da Secretaria do Trabalho de Mauá.