O dia 8 de outubro é uma data especial para os trabalhadores e trabalhadoras das indústrias químicas do ABC. É o aniversário de fundação do Sindicato dos Químicos do ABC, que completa 87 anos, e também o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora Química nas sete cidades da região.
Fundado em 8 de outubro de 1938 por trabalhadores da antiga Rhodia, em Santo André, o Sindicato construiu uma trajetória marcada por resistência, conquistas e compromisso com a classe trabalhadora.
Ao longo de sua história, o Sindicato se destacou na defesa da saúde e segurança no ambiente de trabalho, enfrentando condições insalubres, contaminações e acidentes. Também se consolidou como referência ao conquistar duas Convenções Coletivas de Trabalho – do Setor Químico e do Setor Farmacêutico – que hoje garantem mais de 80 cláusulas de direitos, como PLR mínima, adicional noturno de 40%, auxílio-creche, estabilidade à gestante, e adicionais de hora extra de 70% e 110%.
Desde 1982, sob a liderança cutista, o Sindicato mantém o diálogo e a organização no local de trabalho como pilares de sua atuação, com a participação ativa das Comissões de Fábrica, CIPA-SUR, delegados e redes sindicais em empresas multinacionais.
Com mobilização e unidade, o Sindicato enfrentou e derrotou tentativas de precarização, como as terceirizações amplas, o contrato intermitente e a “carteira verde e amarela”. Mesmo diante de crises e da pandemia, não se omitiu: defendeu empregos, a saúde dos trabalhadores/as e promoveu ações de solidariedade através da Campanha Quarentena Solidária, apoiando famílias em situação de vulnerabilidade.
Nestes 87 anos, o Sindicato resistiu à Ditadura Militar e a inúmeros ataques aos direitos trabalhistas, mantendo-se firme na defesa de um país mais justo, democrático e igualitário. Continua empenhado em fortalecer a representação sindical, combater todas as formas de discriminação e ampliar direitos sociais e trabalhistas.
Hoje, reafirma também sua luta em defesa da DEMOCRACIA e pela punição dos golpistas e falsos patriotas que atentaram contra ela.
Está ainda lado a lado do trabalhador e da trabalhadora nas ruas e praças pela redução da jornada de trabalho, pelo fim do 6×1, PLR isenta de Imposto de Renda e justiça tributária.
8 de outubro é dia de comemorar!
Juntos, somos cada vez mais fortes!