A Fundacentro comemorou, no dia 30 de outubro, 59 anos de atuação com o evento “Fundacentro rumo aos 60 anos: em busca de um futuro sustentável em segurança e saúde do trabalhador e da trabalhadora”, realizado em São Paulo e transmitido ao vivo pelo YouTube (veja abaixo).
Durante a programação, foi lançado o livro “Participação Social, Saúde e Trabalho”, que traz reflexões e experiências sobre o papel da participação social na promoção da saúde do trabalhador.
O capítulo 10 destaca a luta dos sindicatos, entre eles os Químicos do ABC, nas ações pela saúde, pela democracia e por melhores condições de trabalho desde a redemocratização do país. O texto aborda também greves, negociações e acordos nacionais sobre saúde e segurança no trabalho.
A publicação foi apresentada por Remígio Todeschini, diretor da Diretoria de Conhecimento e Tecnologia (DCT) da entidade, e contou com comentários das autoras Arline Sydneia Abel Arcuri, pesquisadora aposentada, e da tecnologista Solange Regina Schaffer. Remígio foi presidente do Sindicato dos Químicos do ABC na década de 1990 e é co-autor do livro.
A obra está disponível para download no site da Fundacentro – clique AQUI
O evento foi encerrado com um momento de confraternização entre os participantes.