O Sindicato dos Químicos do ABC ajudou a organizar e participou do 18º Encontro Internacional da Rede Vida Viva, realizado entre 28 e 30 de novembro de 2025, em Itamaracá (PE).
O evento reuniu representantes de diversos países, trabalhadores e trabalhadoras de diferentes setores e militantes da TIE Global para debater digitalização, novas tecnologias, saúde e estratégias de solidariedade internacional.
Durante os três dias de programação, foram promovidos debates, grupos de trabalho e troca de experiências sobre os impactos das mudanças tecnológicas nas fábricas e nas condições de trabalho.

Os grupos temáticos discutiram programas de melhoria contínua, uso da tecnologia no chão de fábrica e experiências de países como Colômbia, Alemanha e Índia, mostrando estratégias de organização dos trabalhadores/as frente às transformações digitais.
As discussões também resultaram em propostas para fortalecer a Rede Vida Viva, incluindo ações de digitalização, articulação por cadeias produtivas e compartilhamento de experiências internacionais, definindo encaminhamentos e planejamento para o Plano de Ação 2026.

No local do evento o Sindicato fez uma exposição das capacitações realizadas para os diretores(as) e atividades de prevenções de acidentes e doenças, realizadas com os trabalhadores (as) da categoria na região do ABC.

O secretário de Saúde, Trabalho e Meio Ambiente do Sindicato, Paulo Sergio de Lima, destacou a importância da cooperação global.
“Só com solidariedade e organização coletiva conseguimos enfrentar os desafios que chegam às fábricas todos os dias.” A entidade reafirma seu compromisso de defender condições dignas, seguras e saudáveis para todas as trabalhadoras e trabalhadores do ABC.
