Após três plenárias preparatórias, uma em cada regional do Sindicato, mulheres da ativa, pensionistas e aposentadas, realizaram na manhã do sábado, 16/7, a 1ª Conferência das Mulheres Químicas do ABC: um importante marco na luta pela igualdade e fim da discriminação e violência contra a mulher trabalhadora.
As participantes debateram sobre seus papéis na sociedade e a importância da conquista da sua autonomia em todos os espaços, inclusive nos sindicatos, a partir do diálogo e provocações de Marcia Garcia, assessora licenciada da Secretaria de Mulheres da Prefeitura de Santo André.
Em seguida, discutiram propostas para uma política para mulheres do Sindicato, tendo como base os problemas apontados nas plenárias preparatórias. Essas propostas serão sistematizadas pela Secretária de Formação e apresentadas à diretoria da entidade para encaminhamentos.
“Foi muito gratificante todo esse processo da Conferência. A participação efetiva de todas em cada debate deu um novo ânimo para o nosso trabalho, que continuará firme e forte na luta pelo empoderamento da mulher em todos os espaços”, pontuou Lucimar Rodrigues, coordenadora da Comissão de Mulheres Químicas do ABC.
Veja as fotos da atividade AQUI
Acompanhe abaixo as discussões das plenárias preparatórias:
Regional Diadema: Químicas do ABC denunciam assédio moral, desigualdade e preconceito nas empresas
Regional SBC: Violência contra a mulher atinge 43% das brasileiras
Regional Santo André: Mulheres Químicas: Para além das flores, nós queremos respeito!