Êxito total: ato/show do 1º de Maio do ABC reforça luta pela redução da jornada e arrecada 140 toneladas de alimentos
O 1º de Maio do ABC foi um verdadeiro sucesso! Realizado no Paço Municipal de São Bernardo, o ato reuniu mais de 70 mil pessoas, com muita música, solidariedade e luta.
Ao todo, foram arrecadadas 140 toneladas de alimentos por meio do ingresso solidário, que agora serão distribuídos ao Fundo de Solidariedade e a entidades sociais da região.

Sindicato dos Químicos do ABC esteve na organização do ato. Fotos Dino Santos
Promovido por 23 sindicatos da região, de diversas categorias, o evento teve como foco a valorização do trabalhador/a e a defesa de pautas urgentes, como o fim da escala 6×1; redução da jornada de trabalho sem redução de salário; isenção de IR da PLR e de quem ganha até 5 mil reais e redução dos juros.
“Redução da Jornada é a pauta central da classe trabalhadora hoje, e os sindicatos devem se apropriar dela. Trabalhar menos é um direito, é mais tempo com a família, mais qualidade de vida”, destacou José Evandro Alves da Silva, presidente do Sindicato dos Químicos do ABC.
100 anos de lutas e conquistas
O slogan do 1º de Maio no ABC, “100 anos de lutas e conquistas”, destacou o centenário da oficialização do Dia do Trabalhador/a no Brasil, em 1925. A escolha ressalta não apenas a relevância histórica dessa data, mas também o papel fundamental do ABC nas grandes mobilizações sindicais que marcaram o país, especialmente nas greves dos anos 1970 e 1980.
Esse marco simboliza a continuidade da luta dos trabalhadores/as por melhores condições de vida e de trabalho.

Químicos do ABC presentes ao ato em SBC. Fotos Dino Santos e Cadu Bazilevski
Presença do Ministro Luiz Marinho
Entre as personalidades políticas que passaram pelo ato, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, foi quem representou o governo federal em São Bernardo.
Marinho reforçou o compromisso do governo com as pautas dos trabalhadores, como a luta pela redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6×1.
Ele destacou que a economia está pronta para essa mudança e mencionou a proposta de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, que está em andamento no Congresso.
Para o ministro, a luta pela valorização do salário mínimo e pela geração de empregos segue firme, e o governo está ao lado da classe trabalhadora nessa jornada.

Ministro Luiz Marinho. Foto Roberto Parizotti (Sapão)
Shows vibrantes
Além das falas políticas, o público vibrou com uma programação cultural de peso. Belo, MC Hariel (com participação do craque Memphis Depay), Pixote, Tiee e atrações regionais garantiram o clima de festa e união entre os trabalhadores e trabalhadoras.
Para José Evandro, o sucesso do 1º de Maio reforça o papel dos sindicatos na defesa dos direitos e na construção de um futuro mais justo. “Unimos solidariedade, cultura e luta em um só evento. Foi emocionante ver tanta gente engajada por uma causa tão importante.”
Com organização coletiva e muita energia, o 1º de Maio do ABC provou que a mobilização dos trabalhadores segue firme e cada vez mais forte.
Viva a classe trabalhadora! Viva o 1º de Maio!

Apresentação do Pixote – Foto: Dino Santos

Arrecadadas 140 toneladas de alimentos por meio do ingresso solidário – Foto: Dino Santos
Foto home page: Cadu Bazilevski