O tradicional ato do 8 de março na cidade de São Paulo este ano terá início às 16h, na Avenida Paulista, em frente ao Masp, com o apoio de diversos movimentos populares. Este ano, o slogan unificado é Mulheres por Democracia, Autonomia Econômica e Emprego Decente.
As mulheres sindicalistas ligadas à CUT irão se concentrar momentos antes, no Espaço Cultural Lélia Abramo, à Rua Carlos Sampaio, 305, ao lado do Metrô Brigadeiro, a partir das 15h. De lá, partem em marcha para se somarem ao ato.
“Em 2023, as mulheres da CUT-SP vão continuar a luta pela equidade entre homens e mulheres, pelo fim da violência, por salários iguais para trabalhos iguais, direitos sexuais e reprodutivos, investimentos em saúde e educação pública, promoção das mulheres na ciência, nas artes, na representação política e na gestão pública”, diz Márcia Viana, secretária da Mulher Trabalhadora da CUT São Paulo.
De acordo com a dirigente, há também uma expectativa em torno das medidas que o governo do presidente Lula irá anunciar, como o projeto de lei, ainda em construção, que irá garantir a igualdade de salário para mulheres que exercem as mesmas funções que os homens. Nesse sentido, o Coletivo da Mulher Trabalhadora da CUT-SP, que reúne sindicalistas de diferentes ramos, irão intensificar, em suas bases de atuação, o debate para explicar a importância desse projeto.
Jornal da Mulher Trabalhadora
Neste mês de março está sendo distribuído às trabalhadoras e aos trabalhadores pelo estado de São Paulo o Jornal da Mulher Trabalhadora, edição especial elaborada pela equipe da CUT SP.
Entre os destaques do jornal está a luta pela adoção da Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que estabelece orientações e padrões legais para combater todos os tipos de violência no mundo do trabalho, o que inclui assédio moral e sexual. Também há conteúdos que tratam sobre a descriminalização do aborto, crimes de feminicídio e o combate à fome.
AQUI você encontra o link para download e leitura do jornal
Ato Unificado 8 de Março
Serviço:
Ato Unificado 8 de Março 2023 – Mulheres por Democracia, Autonomia Econômica e Emprego Decente
Onde: Av. Paulista, em frente ao Masp
Horário: 16h
Com informações da CUT-SP