O governo do presidente Lula desmantelou uma quadrilha que roubava os aposentados a partir do desconto de taxas de “supostas associações” de aposentados e pensionistas, sem o conhecimento e a devida autorização dessas pessoas. O esquema teve início, segundo a Polícia Federal, no primeiro ano do governo Bolsonaro, em 2019, e transcorreu tranquilamente durante os quatro anos do seu mandato (2019-2022).
O presidente Lula, já no primeiro dia de seu governo em 2023, ordenou a revisão de todos os procedimentos na área da Previdência Social, além da restauração de todos os sistemas de fiscalização e vigilância que haviam sido afrouxados no governo anterior em várias áreas do Estado. “Proteger o aposentado e o pensionista e devolver a ele a sua dignidade” foi uma das promessas de campanha de Lula.
O Sindicato dos Químicos e a Associação dos Aposentados e Pensionistas Químicos do ABC apoiam a decisão do presidente Lula de afastar e demitir aqueles que, minimamente, foram incompetentes no seu dever de proteger os aposentados do INSS. As falsas associações que atuavam em conluio com servidores públicos corruptos devem ser cassadas, e os responsáveis devem ir para a cadeia, além de terem seus bens confiscados para ressarcir todos os companheiros e companheiras aposentados que pagaram por benefícios inexistentes.
A nossa Associação possui associados que participam da vida ativa do nosso Sindicato, como assembleias, congressos, cursos de formação etc., além de desfrutarem de benefícios e vantagens que a vida associativa lhes oferece. Aqui, praticamos democracia e transparência, e é isso que esperamos que essa ação do governo Lula restabeleça para todos os aposentados e pensionistas do país. Parabéns, Presidente!
Jose Evandro Alves da Silva, presidente do Sindicato dos Químicos do ABC
Milton Nunes de Brito (Tijolinho), presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas Químicos do ABC